Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Um ilustre desconhecido de Ponte de Lima, onde viu a luz do dia há 37 anos, na freguesia de Rebordões Santa Maria, a escassa meia dúzia de quilómetros da sede do concelho, encontra-se de férias prolongadas, devido ao Covid - 19.
Falamos de Hugo Palma, licenciado em engenharia aeronáutica, e divide seu tempo entre inspecções técnicas a aeronaves de várias companhias aéreas da Europa e América, enquanto director da sua empresa – Streamiling Aviation - com sede em Ponte de Lima, e actividade profissional acentuada em Malta e no Níger, como dirigente ou colaborador de uma outra. África, é também o epicentro do voluntariado do nosso conterrâneo, no apoio a missões do World Food Program (Programa Mundial Alimentar) da ONU (Organização das Nações Unidas), para a Serra Leoa, Líbia, Iémen e Sudão Sul, ajuda essa levada em géneros alimentícios, medicamentos, treinos e técnicas de sobrevivência.
Recordemos, que essa missão humanitária mundial tem sede em Roma, e concede anualmente alimentos a 90 milhões de pessoas em 80 países, das quais cerca de 70% a crianças!
Hugo é um homem simples, de cultura internacional, cavaqueador e dedicado também á natureza, com experiências em viagens, expedições e caminhadas. Tem sabido “vender” Ponte de Lima mais longe, as nossas tradições gastronómicas incluindo o vinho verde, único no mundo, muito apreciado por americanos, frisou. Aliás, o nosso encontro terminou com um copo de Loureiro da Casa do Barreiro, na Gemieira, a convite dos tios: o amigo Orlando (Meiguinho) e D. Fátima, proprietários da Pizaria Beira Rio.
E, numa promoção de genuinidade enogastronómica de Ponte de Lima, estamos a estudar uma estratégia de marketing, onde o arroz de Sarrabulho e a Pizza de carne minhota, serão parceiros.