Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
No seguimento de sugestões do Ministério e Direcção Geral de Saúde de combate à propagação do coronavírus por parte de pessoas mais vulneráveis, três instituições de apoio a idosos no concelho de Ponte de Lima, decidiram suspender a partir de ontem Domingo, 8 do corrente, por tempo indeterminado, as visitas aos utentes nas suas valências.
Em causa estão três centenas de pessoas privadas de encontros com familiares e amigos, nomeadamente ao fim de semana. A Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, com duas ERPI (Estrutura Residencial para Idosos), respectivamente na quinta da Villa Moraes, sede do concelho, e no Centro Comunitário de Arcozelo (CCA) é a instituição mais visada com tal restrição, abrangendo 120 idosos nas duas valências, para além de mais 28 na de Cuidados Continuados; as decisões tomadas em reunião presidida pelo Provedor Alípio de Matos, incluem também a alteração de funcionamento do local para as duas dúzias de utentes que frequentam o Centro de Dia.
A medida cautelar para contenção do coronavírus, foi igualmente definida pelas direcções ou coordenadores técnicos da Casa de Caridade de Nossa Senhora da Conceição, na vila de Ponte de Lima e Centro Comunitário de Refóios de Lima, para além do Centro Paroquial e Social de S. Vicente de Fornelos, a meia dúzia de quilómetros da sede do concelho.
Mas, face ao surto virótico do COVID-19 no país, também outros eventos estão a ser adiados na região; em Ponte de Lima, foi suspensa a quarta edição da Feira da Educação, Ciência e Tecnologia, agendada para 12 a 15 do corrente, no pavilhão Expolima, e em Viana do Castelo, a Cimeira do Instituto Politécnico e Feira do Emprego, que iriam decorrer de 18 a 22 deste mês de Março.
Igualmente, as entradas para os doentes internados no Centro Hospitalar do Alto Minho (CHAM), com gestão dos Hospitais de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos em Ponte de Lima, estão condicionadas, assim como foram aprovados Planos de Contigência para as duas unidades de saúde.