Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A investigadora Luciana Meneses, de 26 anos, natural de S. Martinho da Gândara, Ponte de Lima, biomédica e doutoranda na Universidade de Gent, Bélgica, também, rainha das Vindimas de Portugal 2023, é a convidada da Grande Reportagem da SIC, amanhã, quinta – feira, 27 do corrente mês.
O programa, intitulado Virús Que tratam, será emitido no decorrer do Jornal da Noite da estação televisiva, com o percurso científico da ilustre Limiana em tema central. A Biotecnologia em Saúde e Bioengenharia, é a Linha de Pesquisa, a base dos estudos de Luciana Meneses, a qual funciona no Laboratório de Biotecnologia de Bacteriófagos da Universidade do Minho, Braga.
O jovem talento feminino da região minhota e do país, começou a sua pesquisa na biomédica há cerca de quatro anos, publicando o resultado - Fagos geneticamente modificados para combater infecções relacionadas a biofilmes polimicrobianos – seguindo-se a - Construção de fagos sintéticos para combater doenças bacterianas infeciosas – publicações já referidas internacionalmente.
Em Novembro do ano transacto, Luciana foi contemplada com uma Bolsa do Ministério do Ensino Superior, para frequentar o seu Doutoramento, o qual decorre na Universidade de Ghent, Bélgica, um antigo e importante centro académico com 40 mil alunos e 8000 colaboradores, isto é docentes e discentes.
Entretanto, a antiga aluna da instituição de ensino superior da capital minhota, tomou posse no mês passado de membro do Conselho de Ética da Universidade. O órgão, consultivo do Reitor e Conselho Geral da UM, é presidido pela ex vice-reitora, Cecília Leão; entre suas atribuições, elenquemos, a salvaguarda de princípios éticos e deontológicos na investigação, ensino e relação com a sociedade e academia.