Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A Casa de Caridade de Nossa Senhora da Conceição, vulgarmente conhecida como Lar de Idosos da vila de Ponte de Lima, registou recentemente 64 casos de infecção com COVID – 19.
O surto tem sido acompanhado diariamente pela direcção presidida por Agostinho Freitas e equipa técnica de funcionários, que registe - se atingiu também 11 dos seus 45 e ainda 53 dos 67 utentes que habitam na antiga Casa do Pomar, doada para aquele fim social, pelo benemérito Agostinho José Taveira no seu testamento celebrado em 1883, cinco anos antes da sua morte.
As mais de seis dezenas de casos registados no Lar Nª Sª da Conceição motivaram ontem um encontro da comissão municipal de Protecção Civil, liderada pelo autarca Vítor Mendes, para tomar medidas imediatas face ao sucedido. Para além de solicitada uma Brigada de Intervenção Rápida à Segurança Social para suprir as carências de funcionários e outras acções imediatas, decidiu-se também transferir os utentes negativos para uma ala da rectaguarda do edifício, a parte nova do equipamento social, voltada para as Ruas Conde de Ferreira e João Rodrigues de Morais.
Entretanto, centenas de metros acima, no seguimento de testes aos 136 funcionários e utentes da ERPI (Estrutura Residencial para Idosos) Cónego Manuel Barbosa Correia, propriedade da Santa Casa da Misericórdia local, apenas um deles resultou inconclusivo. Assim, o exame será repetido, salientou o Provedor Alípio Matos.
A finalizar a nossa informação, outra boa notícia! Os 38 utentes do Centro Bem Estar Social de Seixas, concelho de Caminha, infectados pela pandemia já estão recuperados.