Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O município de Ponte da Barca, em parceria com a Escola Profissional do Alto Lima – EPRALIMA – prossegue esta sexta-feira 25 do corrente, as sessões de evocação da Viagem de Circunavegação de Fernão de Magalhães realizada entre 1519 e 1522. Com prévia inscrição na Loja Municipal de Turismo, o workshop recordará a passagem pela Argentina, e realiza-se mais uma vez no Solar do Vinhão no centro da vila, com abertura pelo chefe da edilidade, Augusto Marinho.
Após uma explicação sobre a efeméride e seu significado local e nacional, o Chef Bruno Pereira dissertará sobre os menús escolhidos para o evento, no âmbito duma pesquisa e selecção de ingredientes adequados à confecção da iguaria, com aula prática para seus formandos.
Recordemos, que o navegador quinhentista terá nascido em Ponte da Barca, segundo investigações recentes, embora existam também locais de residência em Azamor, Lisboa e Porto.
Depois de içar âncora em Sevilha, no Verão de 1519 com uma frota de cinco naus e 237 homens, o regresso da frota de Magalhães, já sem comandante – geral, morto em combate com indígenas, depois de percorridas quase quinze mil léguas, compunha-se apenas de uma caravela e 18 tripulantes!!! Alguns combates, doenças e fome, causaram mais de duas centenas de vítimas na aventura marítima há meio milénio.