Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O município de Ponte de Lima vai investir neste segundo semestre do ano, meio milhão de euros na realização e vários eventos de temática diversificada, nomeadamente tradições, desporto equestre, gastronomia, enoturismo e produtos regionais, anunciou o seu Presidente.
Vasco Ferraz falava na apresentação do programa na EXPOLIMA, o Parque de Exposições do concelho e onde decorrerão parte das festividades. A aposta nas actividades será uma garantia do “dinamismo de Ponte de Lima e retorno de investimento para a classe comercial”, e divulgação das tradições e sabores do povo limiano, salientou o autarca.
Com duas dezenas de eventos, alguns são repetidos e têm êxito consagrado há longos anos. É o caso da Feira do Vinho Verde e dos Produtos Regionais, que decorrerá de 9 a 11 de Junho, já na sua 31ª edição; o Festival Internacional de Jardins, a inaugurar em 25 do corrente mês; a Feira do cavalo, já na sua 15ª realização; a do Livro, de 20 a 23 de Julho, a dos Petiscos, de 11 a 13 de Agosto, também já com dezena e meia de realizações; a do Vinho Loureiro, agendada para 18 a 20 do mesmo mês, e a Sidrama, o Festival de Sidras, no último fim de semana também de Agosto.
Pelo meio, decorrerão algumas festividades cíclicas, religiosas ou mistas, como a Corrida da Vaca das Cordas a 7 de Junho; a Festa do Corpo de Deus, com as ruas do seu trajecto entapetadas para a procissão, no dia imediato; ou as Feiras Novas, de 6 a 12 de Setembro, fundadas em 1826, por solicitação régia dos moradores da vila.
Na apresentação do calendário para animar Ponte de Lima durante cinco meses, marcaram presença a vereação municipal, os presidentes de Junta de Freguesia, comandos das forças de segurança, e quem veio de mais longe, Referimo-nos ao Administrador do Conselho Europeu de Investigação – CEI – em Bruxelas, unidade da Comissão Europeia, Victor Gomes.