Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Completou-se no passado dia 20, meio século da chegada do homem à lua, com a missão da Apolo 11, e os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin a pisarem o solo do satélite.
As imagens correram mundo, aquele acontecimento transmitido na tarde daquele dia para mais de 500 milhões de espectadores, com o hasteamento da bandeira dos Estados Unidos da América, assinalando o êxito da missão espacial, é ainda hoje um dos pilares da História Universal.
Mas, talvez os nossos leitores desconheçam que, o símbolo da nação descobridora colocado após a alunagem teve a mão de uma portuguesa!
Pois é verdade, afirmamo – lo depois de pessoa amiga nos ter feito chegar tal informação.
Foi a costureira Maria Isilda Ribeiro, quem fez os remates naquela histórica bandeira da superpotência, que seguiu na viagem espacial de 385 mil quilómetros, e foi encomendada na fábrica Annin & Company, em Roseland, Nova Jersey, onde a nossa compatriota trabalhava.
Hoje, com 73 anos de idade, Isilda reside em Sosa, Vagos, distrito de Aveiro, e recorda com emoção esse seu modesto contributo para uma das maiores descobertas ou conquistas da humanidade.
Quanto á empresa fabricante de bandeiras, ela subsiste, e é das mais antigas no país e no mundo, pois a sua fundação remota ao ano de 1847, com encomendas para o país e estrangeiro.