Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Luciana Meneses, de 26 anos e natural da freguesia de S. Martinho da Gândara, foi eleita há semanas atrás Rainha das Vindimas de Ponte de Lima 2022, encontrando-se presentemente em Palma de Maiorca, a participar numa conferência sobre áreas da saúde.
A sua Linha de Pesquisa é em Biotecnologia em Saúde e Bioengenharia, centrando o seu trabalho no Laboratório de Biotecnologia de Bacteriófagos da Universidade do Minho, Braga.
A produção científica de Luciana Meneses iniciou-se em 2019, com o estudo Fagos geneticamente modificados para combater infecções relacionadas a biofilmes polimicrobianos e a Construção de fagos sintéticos para combater doenças bacterianas infeciosas. Entretanto, a investigadora obteve uma Bolsa do Ministério do Ensino Superior, para o seu Doutoramento a frequentar a Universidade de Ghent na Bélgica, a uma centena de quilómetros da capital, Bruxelas.
Com permanência na sede da Europa por motivos académicos, Luciana pretende também promover Portugal e Ponte de Lima em particular.
Assim, para o outono próximo, a Rainha das Vindimas e sua conterrânea Soraia Barbosa, eleita Miss Alto Minho 2021, 1ª Dama da Miss Quen Portugal e Miss Personalidade pela Paz e Miss Grande Prémio, em Kosovo, participam em Bruxelas, num evento junto da comunidade luso –belga. O programa encontra-se em preparação, pelo Administrador do Conselho Europeu de Investigação / Comissão Europeia, Victor Gomes, e colaboração do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, da embaixada e consulado de Portugal, a Academia do Bacalhau e a Confraria dos Vinhos Portugueses na Bélgica e este jornal digital, Luso.eu.