
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Ao anoitecer da passada sexta – feira 3 do corrente, tomaram posse os reeleitos dirigentes da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, fundada no remoto dia 2 de Agosto de 1530 pelo rei D. João III, e como tal, considerada uma das mais antigas e prestigiadas do país.
Vencedores em lista única do sufrágio realizado em 14 de Dezembro findo, a cerimónia solene durou mais de uma hora, e teve lugar no Consistório da Misericórdia, presidida pelo Presidente da Assembleia Geral cessante: Mons. José Gomes de Sousa, Prior da vila de Ponte de Lima e Arca, e capelão dos Bombeiros Voluntários locais.
Depois da leitura da Provisão de D. Anacleto Oliveira, Bispo da diocese de Viana do Castelo, ratificando a Lista eleita, procedeu-se á Leitura da acta, posse individual e juramento das duas dezenas de Irmãos que integram os três Corpos Sociais.
Seguidamente, todos os presentes na sessão, procederam á leitura do Evangelho e das Obras da Misericórdia, encerrando o evento, o Coro da Santa Casa da Misericórdia local.
Assim, para o mandato 2020 a 2023, são líderes dos órgãos dirigentes: Alípio Gonçalves de Matos, Provedor da Mesa Administrativa; Mons. José Gomes de Sousa, da Assembleia Geral e Fernando Brito Mimoso Morais, do Conselho Fiscal.
A Irmandade Limiana tem mais de 350 utentes nas suas unidades localizadas na sede do concelho e Centro Comunitário de Arcozelo, nas valências de: ERPI (Estruturas Residencial para Idosos), Lar de Infância e Juventude S. José / D. Maria Pia, Creches, Jardim Infantil, unidade de Cuidados Continuados, Apoio Domiciliário, Centros de Dia e refeições diárias para famílias carenciadas.