Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A participação de Tabuaço, um dos 19 municípios que constituem a CIM (Comunidade Intermunicipal) do Douro, no último fim de semana na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), transformou-se num caso de sucesso.
Um programa variado, onde os vinhos, doces e salgados, constituíram a grande montra da oferta do concelho, nos seus vectores de turismo gastronómico, de habitação e o cultural.
De realçar, a participação de formandos da Escola Abel Botelho em contexto prático, produtores de vinhos da região, o autarca tabuacense, Carlos Carvalho, o exportador de produtos locais e Chef de Cozinha, Thomas Egger e o ex-eurodeputado da Saúde Pública e Segurança Alimentar, Inácio Faria, entre outros.
Com a logomarca - Douro/Cidade Europeia do Vinho 2023 – selecionada o ano passado em Bruxelas, no âmbito das cidades vinícolas europeias, Tabuaço integrou o painel de provas e rotas de visitantes para o ano em curso.
Neste contexto, a degustação de produtos reuniu centenas de interessados, designadamente o Bolo-Rei de Tabuaço, os enchidos e fumados, com paios, chouriças ou morcelas; a Bola doce, outra dita, especial de carnes e o folar de azeite, não fosse Tabuaço a sede da Cooperativa de Olivicultores presidida pelo amigo José Amaral, cumpriram o cardápio apresentado.
Nas visitas aos espaços expositivos, muitos foram os que desejavam informar-se de roteiros e excursões temáticas ao Vale do Douro e seu Passaporte emitido pelos 19 municípios associados á CIM: uma brochura com selecção de património cultural, natural e gastronómico, a conhecer e visitar.