September 7, 2024

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:1769 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:997 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1602 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1135 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3091 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:489 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:740 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:699 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1710 Opinião

Guerra na Ucrânia: Eurodeputados querem manter pressão sobre a Rússia e garantir a independência energética



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Um mês após a invasão da Ucrânia pela Rússia, os eurodeputados exortaram a UE a aplicar mais sanções a Moscovo e a adotar medidas para proteger a economia e as famílias europeias.

Num debate com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, sobre a cimeira informal de Versalhes (10-11 de março) e a próxima reunião do Conselho Europeu (24-25 de março), os eurodeputados voltaram a condenar a agressão russa contra a Ucrânia e elogiaram os Estados-Membros da UE pela resposta rápida na adoção de sanções sem precedentes contra a Rússia. Saudaram igualmente a forma como milhões de refugiados que fugiram da guerra na Ucrânia estão a ser acolhidos pelos países europeus.

“A Rússia é responsável por esta guerra”, sublinhou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, condenando a morte, destruição e sofrimento infligidos ao povo ucraniano e às suas cidades. Michel assegurou aos eurodeputados que não haverá impunidade para os responsáveis por crimes de guerra e elogiou a coligação internacional que se uniu com o “objetivo comum de derrotar Vladimir Putin”. Tendo a paz e a prosperidade como objetivo global, a UE precisa de reduzir a sua dependência energética, melhorar a sua arquitetura de segurança e reforçar os alicerces da sua economia, concluiu.

“Se a liberdade tem um nome, o seu nome é Ucrânia e a bandeira ucraniana é hoje a bandeira da liberdade”, disse a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen. Salientou que a UE fará desta guerra um fracasso estratégico para Putin. As severas sanções adotadas pela UE já estão a ter efeitos e os recursos que Putin está a utilizar para financiar esta guerra devem ser esgotados, acrescentou. Em relação à energia, Ursula von der Leyen defendeu que “a política energética é também política de segurança” e garantiu que a UE já tem e continuará a adotar medidas para se tornar independente das importações de gás e petróleo russos.

A maioria dos eurodeputados concordou que a UE deve reforçar a sua autonomia estratégica em matéria de defesa e energia, insistindo que deve fazê-lo rapidamente. Notando que as importações de gás russo estão a financiar indiretamente o ataque à Ucrânia, defenderam a diversificação do abastecimento de energia e o investimento em energias renováveis. Muitos destacaram o efeito que o aumento dos preços da energia está a ter na economia e os riscos para a segurança alimentar, apelando ao apoio às famílias e às empresas.

As perspetivas de adesão da Ucrânia à UE e a necessidade de defender a democracia contra outros regimes autocráticos, tais como a China, foram também abordadas durante o debate. Vários eurodeputados insistiram que todos os Estados-Membros devem partilhar a responsabilidade de proteger os que fogem da guerra da Ucrânia, e não apenas os países vizinhos.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 223 guests and no members online