December 13, 2024

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2070 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1289 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1266 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2097 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1413 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3452 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1112 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1029 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:702 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:992 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1006 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2046 Opinião

Ucrânia: Putin acusa Kiev de impedir corredores humanitários em Mariupol



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O Presidente russo, Vladimir Putin, acusou hoje as autoridades ucranianas de frustrar as operações de evacuação humanitária de Mariupol, durante uma conversa telefónica com seu homólogo francês, Emmanuel Macron.

Durante a conversa, Putin "chamou a atenção para o facto de que Kiev continua a não respeitar os acordos alcançados sobre as questões humanitárias", acrescentando que "nacionalistas ucranianos impediram a evacuação" de Mariupol e Volnovaja, de acordo com o relato feito por Moscovo.

No sábado, Moscovo e Kiev anunciaram ter chegado a um acordo de cessar-fogo temporário, para permitir o estabelecimento de corredores humanitários e a evacuação daquelas duas cidades cercadas por forças russas, antes de se acusarem mutuamente de terem quebrado o pacto.

Na conversa com Macron, Putin acusou as forças ucranianas de terem “usado a pausa nas hostilidades para fortalecer as suas capacidades” em Mariupol e em Volnovaja.

Uma nova tentativa, hoje, de evacuar Mariupol, cidade de 450 mil habitantes, também foi "interrompida", de acordo com as autoridades ucranianas.

Outro tema abordado pelo Macron e Putin na sua conversa telefónica, de acordo com o Kremlin, foi a preocupação internacional com a segurança das instalações nucleares na Ucrânia, depois de combates nos arredores das centrais atómicas de Chernobyl e de Zaporizhzhia.

Putin acusou "ucranianos radicalizados" e "sabotadores" de estarem por trás dos incidentes em Zaporizhzhia, acrescentando que "as tentativas de culpar a Rússia são parte de uma campanha de propaganda cínica".

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil.

Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,5 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com as Nações Unidas.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tony Da Silva
Author: Tony Da SilvaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 295 guests and no members online