
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Documentada há quase meio milénio, a Corrida da Vaca das Cordas em Ponte de Lima, é um espectáculo cada vez mais concorrido, uma festa sem igual, um encontro de várias gerações, de conterrâneos e amigos por Portugal e estrangeiro….
Mas, desde quando a realização dessa tourada popular á corda, pelo centro da vila altominhota? Desconhece-se a origem, falta informação histórica sobre tal usança, e quanto a documentos, eis o mais remoto de que temos notícia: em 11 de Julho do ano 1604, o município encarrega o fornecedor de carne para consumo dos Limianos, ser obrigado a a contribuir com gado bravo para a festa!
Recordemos então o acordado em sessão camarária:
“ …. Obrigação do marchante obrigado ao corte nos açougues, a dar seis touros para a festa de Corpus Christi, sendo 5 no dia, e um para ser corrido na véspera com cordas “[1].
Esta é, a notícia mais antiga referente ao divertimento e usança da população local, anulando alguma desvaria de mitos e lendas como no século XIX era costume apregoar…
Interrompida a realização do velho costume Limiano, principalmente com o advento do Liberalismo e tempos posteriores, por exemplo no ano de 1884 não se realizou.
Ressurgiu anos mais tarde, desconhecendo aquando essa reintrodução, mas foi motivo de fotojornalismo: a revista Almanach Illustrado de O Commercio do Lima para1908, publica uma imagem da festa no Largo de Camões, á boca da ponte, frente ao actual edifício côr de rosa, mandado construir por Alfredo Sousa Machado, após a demolição, iniciada em 1903 da capela da Senhora do Rosário e da Casa da Guarda…
E, para viver, reviver, conhecer, participar no costume, festejo ou tradição, convidamo-lo estimado leitor para o pô do sol amanhã em Ponte de Lima.
Se desejar caro leitor, saber mais alguma coisa da tradição, publicações nos últimos tempos sobre essa temática, elencamos dois títulos ou folhetos que publicamos: a Breve História da Vaca das Cordas (Ponte de Lima) e da Festa do Boi (Allariz) e suas Prováveis Origens Judaicas, 2ª edição, Ponte de Lima, 2017, ou as – Achegas para a Verdadeira História da Vaca das Cordas e Corpo de Deus …lançado nove anos antes! Se quiser prosseguir leituras, outros, antes, escreveram sobre o assunto: José Rosa de Araújo, Padre Manuel Dias e Miguel de Lemos.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades