December 22, 2024

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2084 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1305 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1313 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2109 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1427 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3464 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1149 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1064 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:724 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1013 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1033 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2078 Opinião

DA CÓRSEGA, AO SARRABULHO NA CORRELHÃ!



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Tempo de férias, de convívios entre familiares e amigos, e para participar em festas e romarias, e saborear / recordar o que de bom cá temos, e desejamos transmitir ou até importar, ocasionalmente, para as terras que nos acolheram!

Esta é a razão de algum tempo de férias dos nossos emigrantes em Portugal, designadamente no Minho das tradições, e neste caso da família Fernandes de Refóios de Lima.

A líder da casa é Clara, que pequena partiu para a Córsega, levando consigo na bagagem a receita do prato do mundo rural – Sarrabulho á moda de Ponte de Lima – que outrora apenas era servido nas casas de lavradores abastados ou da fidalguia, era farto e acostumado no Outono e Inverno.

Como Presidente da Direcção do Rancho Folclórico dos Emigrantes Portugueses em Ajaccio, a jovem limiana tem já cozinhado o prato típico da sua terra, mas agora, deseja alargar o próximo convívio.

Para tal, em tempo de descanso laboral, foi até à Correlhã, onde com o Arroz de Sarrabulho de D. Fátima Amorim á mesa, apresentou a proposta de realização dum evento de maior dimensão que os habituais.

Assim, entre sabores e produtos únicos, alguns difíceis de encontrar a quase dois mil quilómetros da sua origem, isto é, as belouras, tripa de farinha, chouriça sanguínea e restantes ingredientes para autenticidade do menú, Clara Fernandes e seus pares directivos, pretendem dar a conhecer ou a recordar essa receita típica da Europa aprovada em 2014 em Pécs, Hungria, que um grupo de cozinheiras e restaurantes pontelimenses tem promovido pelo centro da Europa.

Assim, dum primeiro encontro concluiu-se da possibilidade de concretizar o projecto, passando-se agora á fase da logística. É que, gente e mercadoria, serão transportados por via aérea, terrestre e marítima, esta última com sete horas de viagem desde Marselha, no sul de França.

Preenche-se assim, com mais diversidade geográfica, a agenda de divulgação da iguaria portuguesa, que no próximo Inverno conta já com 1000 comensais a reunir em França.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 406 guests and no members online