Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Tempo de férias, de convívios entre familiares e amigos, e para participar em festas e romarias, e saborear / recordar o que de bom cá temos, e desejamos transmitir ou até importar, ocasionalmente, para as terras que nos acolheram!
Esta é a razão de algum tempo de férias dos nossos emigrantes em Portugal, designadamente no Minho das tradições, e neste caso da família Fernandes de Refóios de Lima.
A líder da casa é Clara, que pequena partiu para a Córsega, levando consigo na bagagem a receita do prato do mundo rural – Sarrabulho á moda de Ponte de Lima – que outrora apenas era servido nas casas de lavradores abastados ou da fidalguia, era farto e acostumado no Outono e Inverno.
Como Presidente da Direcção do Rancho Folclórico dos Emigrantes Portugueses em Ajaccio, a jovem limiana tem já cozinhado o prato típico da sua terra, mas agora, deseja alargar o próximo convívio.
Para tal, em tempo de descanso laboral, foi até à Correlhã, onde com o Arroz de Sarrabulho de D. Fátima Amorim á mesa, apresentou a proposta de realização dum evento de maior dimensão que os habituais.
Assim, entre sabores e produtos únicos, alguns difíceis de encontrar a quase dois mil quilómetros da sua origem, isto é, as belouras, tripa de farinha, chouriça sanguínea e restantes ingredientes para autenticidade do menú, Clara Fernandes e seus pares directivos, pretendem dar a conhecer ou a recordar essa receita típica da Europa aprovada em 2014 em Pécs, Hungria, que um grupo de cozinheiras e restaurantes pontelimenses tem promovido pelo centro da Europa.
Assim, dum primeiro encontro concluiu-se da possibilidade de concretizar o projecto, passando-se agora á fase da logística. É que, gente e mercadoria, serão transportados por via aérea, terrestre e marítima, esta última com sete horas de viagem desde Marselha, no sul de França.
Preenche-se assim, com mais diversidade geográfica, a agenda de divulgação da iguaria portuguesa, que no próximo Inverno conta já com 1000 comensais a reunir em França.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades