Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas no próximo 10 de Junho, terá lugar este ano em Peso da Régua, informou a Presidência da República.
O convite ao Chefe de Estado havia sido formulado pela CIM (Comunidade Intermunicipal) do Vale do Douro, constituída por 19 municípios dessa região, e presidida pelo autarca de Sernancelhe, Carlos Silva santiago.
A comissão organizadora do evento nacional é liderada pelo enólogo João Nicolau de Almeida, de Vila Nova de Foz Côa, considerado o “pioneiro dos vinhos de mesa do Douro” e filho do fundador do célebre Barca Velha, esse tesouro vínico de elevada cotação, naturalmente!
Deste modo a entidade representativa das terras durienses constituída em 2008, e de mais de 200 mil habitantes, prepara vários eventos para os próximos meses, depois de alguns recentemente realizados. Com o Douro Capital Europeia do Vinho 2023 como tema central, recordemos a sua participação na Bolsa de Turismo de Lisboa de 1 a 5 de Março, e a título de município, isoladamente: Sernancelhe/Terra da Castanha, no passado fim de semana com os – Momentos do Vinho – no qual reuniram cerca duma centena de produtores, e antes iniciativa de Tabuaço: apresentação em Bruxelas a 10 de Fevereiro no estúdio deste jornal Luso.eu do – Douro Cidade Europeia do Vinho 2023 – com mostra gastronómica organizada pelo Chef Thomas Egger com presença do autarca tabuacense, Carlos Carvalho (foto).
Mas, outras actividades a agendar estão previstas para a capital europeia; entre elas, salientemos a participação de produtos do Douro (mesa e vinhos do Porto), na edição deste ano de “O Melhor de Portugal” a 17 e 18 de Junho, organizada pela CAP (Confederação dos Agricultores Portugueses); posteriormente, ainda sem data marcada, terá lugar uma degustação na Praça do Luxemburgo, frente ao Parlamento Europeu.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades