
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Restaurante Torres, com sede em Ponte de S. Vicente, concelho de Vila Verde, recebeu ontem em Santarém, Diploma e Medalha de ouro como vencedor do 1º Concurso de Cozinha Tradicional organizado no âmbito da Feira Nacional de Gastronomia.
Com um espaço instalado na Feira desde há vários anos, o conceituado restaurante minhoto apresentou durante a semana vários pratos típicos da região, designadamente á base de carnes e peixes, com destaque para receitas de Bacalhau ou de carne Minhota.
Mas, a concurso, o gerente Fernando Torres, apostou na iguaria do seu concelho e da sua cozinha, desde há mais de cinquenta anos referência na região e no país, recorde-se.
Assim, o júri presidido pela agrónoma Ana Soeiro, representante de Portugal no Comité Europeu IGs (Produtos Tradicionais e Sistemas de Qualificação) e Directora Executiva da QUALIFICA (Associação Nacional de Municípios e de Produtores), premiou no topo da classificação o Arroz de cabidela ou Pica no chão, esta, uma designação popular em Vila Verde, pois a carne de galo é a principal matéria na confecção da iguaria.
Pelas mesas da família Torres e seus colaboradores passaram vários apreciadores dos seus menús, com destaque para Fernando Mendes. O apresentador de TV (O Preço Certo, na RTP) degustou recomendações do Chef cozinheiro e outras delícias de sua própria escolha.
A título de registo, refira-se que o Restaurante Torres de Vila Verde, tem sido um embaixador europeu da nossa gastronomia. Entre suas participações, elenquemos a presença na Semana da Gastronomia Portuguesa, organizada pela Rádio Alfa, em Paris, e no grupo de cozinheiros do Norte (Ponte de Lima, Vila Verde, Guimarães, Tabuaço e Porto), que elaboraram um jantar em 2 de Abril último, para 300 convidados no Parlamento Europeu em Bruxelas, por iniciativa do então eurodeputado da Comissão Parlamentar de Segurança Alimentar, José Inácio Faria, natural de Viana do Castelo.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades