Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, unidade orgânica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, inaugurou uma Adega Experimental, nas antigas instalações agrícolas da sua sede, o convento dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, em Refóios de Lima.
O novo equipamento destina-se a estudos e experiências na área dos vinhos, espumantes, cervejas, cidra e demais bebidas fermentadas. Esta área de investigação para docentes e alunos, foi equipada com o mais moderno e avançado material para o sector, e estará também ao serviço da região.
Na área vitícola, o pólo do politécnico vianês tem uma produção de vinho loureiro que ocupa dois hectares, junto da eira. Junto dessa exploração, docentes instalaram um campo experimental com 2500 m2, onde foram plantadas várias castas como: Alvarinho, Avesso, Arinto, Azal, Borraçal, Brancelho, Espadeiro, Fernão Pires, Padeiro, Pedral, Trajadura, Verdelho e Vinhão.
Ainda no âmbito da modernização e áreas científicas, a Escola Superior Agrária do concelho limiano, instalou também um Laboratório de Tecnologias Pós – Colheita, no mesmo bloco do pátio agrícola da quinta, destinado à pesquisa e estudo do sector da fruticultura e conservação dos frutos.
Os dois novos centros de aprendizagem traduziram-se num investimento de 300 mil euros, despesa comparticipada com algumas candidaturas a programas comunitários.
Localizada a uma dezena da sede do concelho e inaugurada em 1989 depois da recuperação do edifício conventual, a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, é a única no noroeste ibérico. Actualmente, é frequentada por 560 alunos provenientes do continente, Açores e Madeira, que frequentam CTESP ´S (Cursos Técnicos de Ensino Superior), Licenciaturas e Mestrados no âmbito das ciências agrárias.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades