Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Milhares de pessoas compareceram na noite de ontem, quarta-feira, no areal e ruas próximas, na vila de Ponte de Lima, para assistirem ao espectáculo multimédia de abertura das Feiras Novas.
A concentração iniciou-se em alguns casos, duas horas antes, com famílias a reservarem já o melhor lugar, naquele evento que assinalou o arranque das Festas do Concelho do município altominhoto, fundadas no reinado de D. Pedro IV, no remoto ano de 1826.
No início da novidade que precisou da instalação em toda a ponte medieval que atravessa do Lima dum equipamento com recurso a hélio, um gás não inflamável que lançava chamas ao som de música clássica, a Presidente da Associação Concelhia das Feiras Novas, vereadora Ana Machado, informou o público dos constrangimentos à realização daquela alegoria ao Monumento Nacional. Tratava-se de relembrar, nos termos do alerta vermelho decretado pelo governo através da Associação Nacional de Protecção Civil (ANEPC) que até às 23,59 h de Domingo, estavam proibidos os fogos do ar e de artifício.
Contactado, o empresário responsável pela actividade inaugural das Feiras Novas, David Costa, mostrou-se triste pela decisão ministerial, pois tinham preparado “ 2900 peças de pirotecnia de alta precisão e efeitos especiais “ que não seriam utilizadas!
Mas, o povo não arredou pé, e todo o equipamento encostado ao amparo da travessia fluvial pedestre voltado ao Passeio 25 de Abril, com um sistema de controlo informático em parceria com a Pirotecnia Minhota, deslumbrou a multidão, com aplausos e pedidos de repetição!
Foi a primeira vez em Portugal, e em Ponte de Lima que se proporcionou um acontecimento desta natureza, pelo que um breve resumo, em vídeo do amigo Carlos Fiúza assim o registou e anexamos.
Quanto á empresa responsável pelo espectáculo, com sede em Dusseldorf, Alemanha, eis algum do seu trabalho, a nível mundial: abertura do Festival da Eurovisão 2012 em Baku, Azerbaijão; inauguração dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sótchi, na Rússia, junto da fronteira com a Geórgia, onde também se realizaram alguns jogos do Mundial de Futebol 2018 e o Grande Prémio de Fórmula 1 daquele país; várias finais do campeonato alemão de futebol, etc.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades