Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
As Festas do Concelho de Ponte de Lima, as tradicionais Feiras Novas, e as Concertinas e Cantares ao Desafio, foram classificadas como integrantes das 7 finalistas entre as 21 inicialmente apuradas a nível regional, no concurso 7 Maravilhas de Portugal.
As duas referências á cultura popular minhota e Limiana, integram-se no capítulo de Procissões e Romarias, cuja votação foi iniciada no passado dia 21 de Junho.
O concurso 7 Maravilhas de Portugal é uma iniciativa da RTP 1 lançado em 2007, tendo ao logo destes anos selecionado os “valores positivos duma identidade Nacional forte”. Entre os galardões, produtos ou referências do Património Imaterial do nosso país, é de recordar as nomeações de as 7 Maravilhas, nas categorias de: Praia, á Mesa, Aldeias. Natureza e Doces.
Um painel de 140 especialistas compõe o júri de selecção, constituído por especialistas nas diversas temáticas a concurso.
No caso de Ponte de Lima, a votação telefónica é efectuada através dos números 760 207 758 (Feiras Novas) e 760 207 757 (Concertinas e Cantares ao Desafio). O nosso concelho integra assim uma estratégia de marketing turístico com a sua festa anual em honra de Nª Sª das Dores, fundadas no reinado de D. Pedro IV em 1826, e os descantes populares enraízados nas áreas rurais, nos quais pontifica a família Cachadinha, originária do lugar de Cachada, freguesia do Bárrio, com interpretações na Europa e Américas desde há anos. Pedro Cachadinha, é um dos herdeiros da tradição familiar e hoje um dos ícones dessa vozeria entre quadras soltas e acordes de concertina.
A Gala Finalíssima do concurso está agendada para 5 de Setembro próximo, em Bragança, anunciou a organização.