Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Depois de suspensas em 2019, Valença retoma as Festas do Concelho, um encontro anual de moradores, emigrantes e forasteiros, com destaque para a peregrinação a Nª Sª do Faro, padroeira das festividades, centro de fé e devoção dos conterrâneos, com seu templo iniciado em 1707, no alto desse miradouro.
O executivo municipal liderado por José Manuel Carpinteira, e demais entidades envolvidas na organização ultimam o programa, agendado para 11 a 15 de Agosto próximo. Segundo apuramos, haverá os tradicionais números da festa como a eucaristia solene, folclore, bandas de música e zés p´ reiras. No âmbito da sua promoção, uma aposta na gastronomia local, designadamente o Bacalhau á (Pousada de) S. Teotónio, receita a celebrar sessenta anos, pois foi introduzida naquela unidade hoteleira em 1962 pelo chef Pinto, de Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia.
Recorde-se, que já este ano, a iguaria mereceu dois eventos de referência: em Fevereiro, de 18 a 20, no Fim de Semana Gastronómico, integrado no feriado municipal, com dúzia e meia de restaurantes aderentes, e, em Bruxelas, no Restaurante Portugal, a 18 e 19 de Maio, confecionado pelos chefs Amaya Guterres e Paulo Santos, integrado no programa – Sabores de Valença – apresentado na embaixada de Portugal na capital europeia.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades