Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
As Festas do Concelho de Valença o Minho, interrompidas pelo surgimento da COVID – 19, regressam de 11 a 15 deste mês, informou o município presidido por José Manuel Carpinteira.
O programa, com actividades culturais e recreativas distribuídos pelos cinco dias de celebração em honra de Nª Sª do Monte do Faro, preenchem dia e noite. Na música, tradicional e mais diversificada, há a a registar a presença dos Sons do Minho e Ana Bacalhau.
Novidade, na linha das tradições agropecuárias do território valenciano, será o regresso do Cortejo Etnográfico, essa montra viva da faina agrícola e mesteres multicentenários, em uso, ou recriados. Tal evento decorrerá no Domingo, 14 de Agosto, com início às 18,00 horas.
Para a concretização desse projecto, rigor e desempenho da acção proposta, a vereadora e vice do município, Ana Paula Xavier, reuniu com todos os Presidentes de Junta, a fim de elencar a representação de cada localidade: tema a representar, figurantes, carros alegóricos, animação e restante acompanhamento do Quadro alusivo á temática escolhida. Um desdobrável informativo será publicado, identificando o itinerário, desfile dos Usos e Costumes, Actividades Agrícolas, etc.
No âmbito do megaprograma dedicado aos valencianos, emigrantes e forasteiros, a organização garante também o Espaço Freguesias, com barraquinhas para saborear petiscos locais, assim como os restaurantes propiciarão menús tradicionais, destacando – se o prato local: Bacalhau à (Pousada de) S. Teotónio, precisamente quando ocorrem sessenta anos da sua inauguração, além de numerosas entradas e doces regionais.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades