May 17, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2449 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1684 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1652 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2547 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1839 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3809 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1511 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1480 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1099 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1318 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1338 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1613 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2475 Opinião

INEM “proibido” de circular no centro histórico de Ponte de Lima!!!



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Sim, é verdade, as ambulâncias, neste caso as do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), pois foi com uma destas viaturas de socorro que hoje vivemos a situação, não podem “circular “em parte do centro histórico de Ponte de Lima.

A situação, insólita, era esperada, face aos estorvos de numeroso mobiliário urbano, e o caso surgiu hoje pelas 13,30 h, com meu familiar directo.

Bombeiros e seus meios de auxílio a vítimas, estão assim, “proibidos” de circular para acudir aos pedidos de urgência, no Centro Histórico de Ponte de Lima, e pela TERCEIRA VEZ que eu tenha conhecimento, em menos de 1 ano! Situação de embaraço com as esplanadas da Rua da Abadia e Largo de S. José. Aqui, o caso foi pior como a imagem documenta, mas destaquemos o empenho das prestáveis, atenciosas bombeiras a colaborarem no desvio do vaso que a Câmara lá colocou, e depois fecharem o guarda sol, recolher o toldo, e ao lado, cadeiras, quadros/publicidade, a embaraçarem também.

E, sabem quem ia na ambulância meus amigos leitores? A MINHA MÃE que desmaiara em casa; avisado de imediato por minha irmã, a ambulância teve dificuldade de prestar auxílio: parou por detrás da capela mór da Matriz (não podia avançar havia mesas a estorvar, publicidade) mas enquanto esta primeira comerciante colaborou e recolheu o mobiliário urbano, o seguinte, atrasou, atrasou, e tiveram de ser os " Soldadas da Paz " a colaborarem para abrir passagem, como retro escrevemos. A doente teve de ser retirada de sua habitação em cadeirinha rua fóra, uma distância ainda considerável …

Mais registamos: esta é a terceira vez em poucos meses, recordo, que uma ambulância atrasa-se a prestar socorro no centro da vila, por culpa de comerciantes, entidades que não actuam, falta de educação e civismo de outros!

Ora, elenquemos as três situações de atraso na prestação de socorro: 

1- Acesso ao Largo da Picota, no verão passado, para prestar auxílio a um cliente, engasgado, num restaurante; os meios, humanos e equipamento médico, tiveram dificuldade de cumprir seu dever, pois as esplanadas naquele local, cresceram, cresceram, já chegam á varanda da Biblioteca Municipal e ao pano de muralha.

2 -  No início do presente ano, outro veículo do INEM chamado para o Adro da Matriz ao início da noite, atrasou a deslocação com o doente ao hospital, pois teve de andar ás curvas na Rua do Souto!! Esplanada, vasos novamente e outra quinquilharia ou que lhe queiram chamar, atrasou, obrigou quase a manobras de Rallye para chegar ao hospital, o mais depressa possível.

3 – E, o presente, há pouco, no qual fomos intervenientes. São três capítulos dum novo livro - Ponte de Lima no seu PIOR de segurança no Centro Histórico - pelo que, já em tempos por situações alertadas pelos bombeiros, renovamos o pedido, pessoal, familiar, em nome de amigos: à Câmara Municipal, à Junta de Freguesia, á Associação Empresarial, aos partidos políticos, e, mais competente, outra instituição tem de ser informada do impedimento de circulação de viaturas de socorro aos moradores de certos bairros/ruas.

Vamos continuar com as crónicas, e as esplanadas a mais, ilegais, cada vez mais, têm de ser fiscalizadas... A moda, em algumas delas agora é " dormirem" também no seu lugar de existência ou serviço: deixaram de ser recolhidas no interior do estabelecimento como está regulamentado, são unidas com cabos de aço e fechadas com cadeados.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 509 guests and no members online