Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, realizou uma homenagem pública ao seu antigo colega e Presidente da Assembleia Geral durante trinta e três anos, Mons. José Gomes de Sousa.
Numa sessão muito concorrida que teve lugar no Centro Comunitário de Arcozelo, o Provedor Alípio Matos abriu os discursos, salientando a amizade, o dever e o carinho que o homenageado legou aos Limianos e sede do concelho em especial, ora no sacerdócio, ora em outras actividades paralelas, onde a Irmandade da Misericórdia se elencava entre suas dedicações e empenho. O autarca Vasco Ferraz, congratulou-se com o momento vivido pelos Irmãos e restante público, neste momento de recordar quem serviu durante anos e anos a instituição e o legado que ficou de todo o seu trabalho.
O Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador, no seu panegírico, aludiu também a todo o trajecto de cidadão e de serviço que Mons. José Sousa dedicou: a Ponte de Lima, vila e arciprestado e na diocese, designadamente no Tribunal Eclesiástico. A dedicação do sempre saudoso e amigo “Padre Zé”, em boa hora homenageado pela Misericórdia de Ponte de Lima, é um exemplo de quanto fez pela sociedade e pelos mais necessitados, sublinhou.
Seguiu-se o descerramento da placa, consagrando a ERPI (Estrutura Residencial para Idosos) de Arcozelo, a Mons. José Gomes de Sousa.
A família do antigo prior da Vila de Ponte de Lima e Arca, capelão dos Bombeiros Voluntários locais, associado de “Os José de Ponte de Lima”, cidadão de mérito municipal, entre outras distinções, associou-se á evocação, proveniente de Barcelos.
No final, o prelado diocesano, reuniu com os dirigentes da Santa Casa, o pároco de Arcozelo, Padre Luís Martins; o da vila de Ponte de Lima, Mons. José Caldas; o presidente da Assembleia Municipal e o vice da Câmara, em balanço da cerimónia realizada.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades