
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Os municípios de Ponte da Barca e de Ponte de Lima, este último também o seu Presidente da Assembleia Municipal, a Real Associação de Viana do Castelo, o Presidente da Assembleia de Freguesia de Arca e Ponte de Lima, como entidades regionais, e os descendentes do homenageado vão marcar presença amanhã Sábado, na homenagem ao diplomata (Áustria, França, Holanda e Rússia), Ministro (Marinha e Ultramar e Negócios Estrangeiros e da Guerra) e Primeiro – Ministro de D. João VI no Brasil, António de Araújo e Azevedo.
Da capital teremos a presença do coordenador da Comissão de Negócios Estrangeiros e comunidades Portuguesas na Assembleia da República, e do Porto, o Director de Património da Universidade Fernando Pessoa e do seu Hospital – Escola, em Gondomar.
Nascido no dia de hoje (14 de Maio de 1754), e falecido no Rio de Janeiro (21 de Junho de 1817), ficou conhecido na história luso – brasileira como Conde (da Ponte) da Barca, depois de dezenas de anos ao serviço da nação, dentro e fóra dela.
Mas, o percurso político de António Araújo Azevedo começou muito cedo: aos 24 anos assume a direcção da célebre Sociedade Económica dos Amigos e Compatriotas do Bem Público (1779 – 1786), onde nos seus objectivos se destacava a distribuição de baldios e maninhos a agricultores pobres do concelho, e a instalação de fábrica de fiação e tecelagem, iniciativa que viria a reintroduzir vinte anos mais tarde na quinta da Prova em Ponte da Barca, berço de sua mãe.
Para além das missões oficiais em representação da Pátria, o Conde da Barca viajou também por motivos pessoais, de cultura e ciência pela Alemanha e Inglaterra, o que se traduziu em reunir uma valiosa biblioteca, colecções botânicas e de minerais na sua casa da capital brasileira, além de estabelecer a primeira tipografia regular no território e um alambique com tecnologia escocesa para licores e aguardente de cana de açúcar.
A evocação desta Figura Limiana cujo programa inicia-se amanhã pelas 15,30 h, recordemos, com uma concentração na Confeitaria Havaneza em Ponte de Lima, é realizada pelo Clube de Gastronomia de Ponte de Lima; no decorrer do evento, será apresentado também o parceiro da instituição para o Reino Unido (Londres), seguindo-se assim aos já existentes na Bélgica (Bruxelas), Suécia (Gotemburgo) e Suíça (Lausane), no âmbito da promoção de comeres e beberes lusitanos de qualidade.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades