Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Eurodeputado José Inácio Faria pede fim das Touradas
O eurodeputado José Inácio Faria, ex - Assessor Jurídico da Câmara Municipal de Lisboa, eleito pelo Movimento Partido da Terra eurodeputado e também deputado á Assembleia Municipal, pediu anteontem o fim das touradas no Campo Pequeno.
A intervenção foi suscitada no seguimento de um inquérito efectuado aos lisboetas, onde segundo tal documento mais de 70% discorda das actividades tauromáquicas.
Mas, no plenário daquele órgão fiscalizador da vida municipal, apenas 30% se manifestou favorável pelo fim do desporto taurino! Tratam-se de “ práticas bárbaras e desumanas “ para os tempos modernos, sublinhou o deputado municipal do Partido da Terra.
Para José Inacio Faria, é estranho a discrepância estatística acima enunciada, e também política, pois os membros da Assembleia Municipal são eleitos como representes do povo/moradores. A legitimidade dos mandatos “ assenta também na defesa dos interesses de quem os elegeu “, atirou.
Recorde-se, que o eurodeputado é natural de Vila Franca do Lima, Viana do Castelo, cujo município socialista, acabou há anos, com as touradas na sua Praça junto ao rio Lima.
Quanto á do Campo Pequeno, em Lisboa, ela foi reaberta em 2006, com parte transformada em Centro Comercial e uma outra em Museu.
E, segundo pesquisa histórica realizada, esta é a mais recente Praça de Touros da capital, construída em estilo neo – árabe e inaugurada em 18 de Agosto de 1892. Por decisões urbanísticas, sociais, económicas e de saúde, outras praças de touros também acabaram em Lisboa nos últimos 200 anos. Estas situavam-se nos bairros do Campo de Santana, Belém, Junqueira, Salitre e Xabregas
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades