Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O concelho de Ponte de Lima participa no próximo Sábado, 7 do corrente, na Gala Nacional para escolha da Raínha das Vindimas 2019, com a sua concorrente, Mara de Castro, da freguesia da Feitosa.
Recorde-se, que a estudante universitária de Direito, com 20 anos de idade saiu vencedora do concurso local onde participaram 14 representantes de várias freguesias.
A escolha dum rosto feminino a representar o néctar precioso de um concelho ou região, destina-se a “ valorizar e divulgar as tradições, usos e costumes do concelho relacionadas com a cultura da vinha”, de acordo com o Regulamento.
Peso da Régua – Cidade do Vinho 2019 – foi a cidade escolhida para das duas dezenas de finalistas a Rainha das Vindimas sair uma vencedora, que irá representar o nosso país e concelho em eventos do sector vinícola, organizados pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinho. Este, é um produto de multisecular tradições entre os limianos, com vários privilégios reais, designadamente o de não ser autorizado vinho de fóra do concelho, sem antes esgotar o dos agricultores locais, além da sua participação em certames nacionais e internacionais, ontem e hoje.
Assim, no Passado é de recordar, por exemplo, uma medalha de prata atribuída á produção da Quinta do Outeiro na Correlhã, na Exposição Industrial de 1888, realizada no Porto, e nos últimos anos, outra do mesmo metal, ao Vila Antiga, dos solos da Correlhã, na Feira do Vinho Verde de 2017; uma de ouro à Casa da Cuca, em Moreira de Lima, e mais outras á Adega Cooperativa em participações na Prodexpo em Moscovo no ano passado, também com uma de ouro e duas de prata.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades