Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A vila de Ponte de Lima assinala esta sexta-feira, 4 de Março os seus 897 anos de existência, isto é, de atribuição do Foral por D. Teresa, naquele dia do remotíssimo ano de 1125.
Esquecida no tempo, sem qualquer evocação desde sempre de acordo com notícias no seu arquivo e particulares, para além da imprensa local surgida em 1865 com O Lethes, a fundação do burgo teresiano apenas começou a ser assinalado há aproximadamente três dezenas de anos!
A iniciativa de recordar o feito da primeira Raínha de Portugal, ficou a dever-se a um grupo de estudantes da Universidade Fernando Pessoa, no qual se integrava o modesto signatário, sob orientação da docente Odete Almeida, recordemos.
Ponte de Lima, com atribuição da Carta régia, passou a ter regulamento administrativo com seus deveres e privilégios. O pequeno concelho correspondia em parte á actual freguesia de Arca e Ponte de Lima, pois nos limites descriptos no Foral, eles desciam a “Portela de Arca … e daí ao Lima”. À mãe do nosso primeiro rei, devemos então a existência da nossa identidade, depois de cerca dum milénio de romanos entre nós, que nos legaram acessibilidades, a ponte, castros e outros testemunhos de ocupação do espaço.
Integramos assim, nós, Limianos, Limarenses, Pontelimenses, ou Pontedolimenses, os primeiros municípios portucalenses, numa Lista ainda hoje motivo de discussões e propostas de seriação.
Com Ponte de Lima organizada a partir daquele ano de 1125, o então novo município minhoto, associava-se deste modo a outros, anteriormente fundados também pelos alvores da Nacionalidade. Referimo – nos às Cartas de Foral outorgadas para Soure (Coimbra) no ano de 1111; Aguiar da Beira (Guarda) em 1120; Sernancelhe (Viseu) em 1124, e decerto a mais longínquo de todas, a duriense da vila de S. João da Pesqueira pelos tempos idos de 1055 – 1065, por Fernando Magno, Rei de Leão e Conde de Castela….
E, curioso não deixa de ser também a capicua que registamos na celebração dos 897 anos do concelho: também o número corresponde ás 897 concertinas que deram entrada de Ponte de Lima no Record do Guiness, por ocasião das Feiras Novas de 2017…
Integramos assim, Ponte de Lima uma (Vila mais antiga que Portugal), pois a nossa independência apenas ocorreria em 1143, quando Ponte de Lima já era adolescente…
A data será mais uma vez solenemente comemorada, com o seguinte Programa:
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades