Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Luciana Meneses, de 26 anos, natural de S. Martinho da Gândara, Ponte de Lima, biomédica e doutoranda na Universidade de Gent, Bélgica, foi eleita sábado último, 17 do corrente, rainha das Vindimas de Portugal.
A cerimónia do concurso decorreu em Pinhel, Guarda, a Cidade do Vinho2022, que de acordo com o Regulamento receberia a final das 17 candidatas ao título de rosto promotor do precioso néctar saído das videiras de Portugal.
Durante dois dias decorreram as provas, orais e práticas naquela cidade da Beira Alta, a três centenas de quilómetros de Ponte de Lima. Desta sua vila, Luciana levou e apresentou a sua – Partilha de Sabores – tendo o município selecionado o Folar Limiano, o doce Limianas, da Confeitaria Havaneza, e como vinho, o Loureiro da Cooperativa local. O estudo desses ícones da gastronomia local por parte de Luciana Meneses, permitiram a identificação desses produtos regionais no contexto nacional, e a sua promoção juntamente com os restantes municípios em concurso com suas Rainhas das Vindimas.
Agora, será a vez de partilhar a vitória alcançada em Pinhel na sua terra; amanhã, terça feira, pelas 18,00 h, o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, organiza uma singela mas necessária homenagem de reconhecimento por tal galardão conseguido para a comunidade Limana.
Entretanto, agenda da biomédica Luciana preenche páginas. Em vésperas de partida para a Bélgica, como acima referimos com uma Bolsa de Doutoramento, já surgiram convites para promoção de Portugal e a causa Ucrânia na sede da Europa, aos quais nos referiremos oportunamente.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades