Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A partir de 2023, o primeiro santo português, natural de Ganfei, Valença do Minho, passará a ser festejado na Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma, revelou o reitor daquele templo nacional construído em solo italiano. De acordo com Mons. Agostinho Borges, a data escolhida para recordar anualmente S. Teotónio (1082 – 1162) foi o primeiro domingo de Junho, data da chegada da sua relíquia à terra natal, onde existe uma capela em sua honra, fundada em 1618 pelo Padre Simão Lopes de Lima, que dois anos depois recebeu a relíquia.
Assim, o fim de semana de 3 e 4 de Junho 2023, será especial para o mundo católico, os portugueses e valencianos em especial, pois o responsável máximo do IPSAR (Instituto Português de Santo António em Roma), pretende organizar um programa alusivo ao acontecimento. Segundo conseguimos apurar, o evento será semelhante ao organizado para a delegação de Ponte de Lima em Outubro do ano passado, aquando da homenagem ao Beato Francisco Pacheco (c.1566 – 1626): no Sábado, haverá um concerto de órgão “único no mundo com 2500 tubos, controle e consola de cinco teclados “pelo organista titular, Giampolo Di Rosa, Doutorado em Análise Musical, também compositor, docente e consultor das dioceses de Léon e Vila Real. O domingo, será consagrado á celebração da eucaristia, a ter lugar pelas 11,00h nessa Igreja de S. António dos Portugueses, e benção da imagem de S. Teotónio, oferecida no p.p. dia 17 pelo autarca anfitrião José Manuel Carpinteira, aquando da visita (foto) ao município do ilustre sacerdote residente na capital italiana, também adido cultural da nossa Embaixada junto da Santa Sé, Licenciado em História Eclesiástica pela Universidade Gregoriana de Roma e comendador da Ordem Infante D. Henrique.
Consultor e influente no Vaticano, Mons. Agostinho Borges, foi convocado há dias pelo gabinete de Sua Santidade o Papa Francisco, para uma reunião no Sábado, 27 de Agosto, com “Consultório Ordinário Público para a criação de novos cardeais e algumas causas de canonização”. Recordemos, que o adido da missão diplomática de Portugal junto da Santa Sé, foi uma das personalidades contempladas com o logotipo e terço da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, numa visita de D. António Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa ao Sumo Pontífice, realizada a Roma em 21 de Maio de 2021.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades