Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
(Luso.eu) - O Secretário Geral da UGT, Carlos Silva, acompanhado do seu adjunto, Sérgio Monte, deslocou-se a Ponte de Lima para homenagear o estadista general José Mendes Ribeiro Norton de Matos (1867-1955).
Proveniente de Ponte da Barca, onde fôra recebido no salão nobre do município pelo Presidente Armando Marinho e seus pares, o executivo seguiu o programa com uma visita à viatura (Chrysler Full Drive, de 1948) que transportou Norton de Matos na campanha eleitoral pelo Minho, em Janeiro do ano seguinte. A viatura, recolhida na antiga residência do apoiante e financiador da campanha do opositor a Salazar, na freguesia da Gandra, o proprietário António Loureiro Pereira de Castro, foi importada dos EUA, e existem dois exemplares recuperados em Portugal.
A comitiva seguiu depois para Ponte de Lima, onde junto do busto do homenageado teve lugar o descerramento duma placa memorável da visita do líder da central sindical. Uma evocação do Grande Limiano e estadista (Ministro da Guerra e das Colónias, diplomata em Londres, Governador Geral e Alto Comissário em Angola), General José Mendes Ribeiro Norton de Matos, preencheu os minutos seguintes, por parte do signatário, (em nome dos promotores do evento, o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima), do Secretário Geral da UGT Carlos Silva, e em representação da família, a sobrinha – bisneta, Maria Norton.
O momento foi presenciado por dezenas de convidados e conterrâneos, entre eles o deputado pelo distrito na Assembleia da República, José Manuel Carpinteira; o vereador do município limiano, Abel Lima Baptista; o Presidente do Lions Clube de Ponte de Lima, Manuel Pereira; o Presidente da UGT de Viana do Castelo, João Cruz; o jornalista do Comité Económico e Social em Bruxelas, António Fernandes; o Secretário da Junta de S. Martinho da Gândara, Teófilo Cunha e o Presidente da Assembleia de Freguesia de Arca e Ponte de Lima, António Sousa.
Seguiu-se uma visita á casa – museu Norton de Matos, por grupos, de forma a cumprir distanciamento social; a biblioteca – escritório, a sala de visitas e a do arquivo de correspondência, foram motivo principal do acolhimento pelos descendentes do homenageado.
A cerimónia encerrou com uma degustação de produtos regionais de Ponte de Lima, no Restaurante Sonho do Capitão, Correlhã. Em prova, entre outros acepipes, o Folar Limiano (Bôla de carnes), alheira de galo, paio do lombo e outros enchidos da MinhoFumeiro, para além do Pão de Ló da Havaneza (muito apreciado por Norton de Matos), tudo acompanhado de Loureiros da Casa da Cuca, Moreira de Lima e da Adega Cooperativa de Ponte de Lima.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades