Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Natural de Barroselas, concelho de Viana do Castelo, Nelson Freitas foi eleito à dias o Melhor Chef do Mundo, ao vencer a 5.ª edição do S. Pellegrino Young Chef Academy 2023, final com 15 apurados eu decorreu em Milão.
O jovem chef do Alto Minho conquistou os votos do Grande Júri com a apresentação do prato - Salmonete crocante, ouriço-do-mar e alho negro caseiro -, produtos do litoral vianense, com apoio do colega Filipe Carvalho do restaurante Fifty Seconds by Martín Berasategui, localizado na EXPO, em Lisboa.
Com 28 anos de idade, Nelson assume-se assim como a vedeta das vedetas no mundo da cozinha para Sub – 30. O seu gosto e empenho havia já sido galardoado em Dezembro do ano findo, ao vencer a etapa ibérica, portanto já eleito o melhor Jovem Chef dos dois países europeus. Antes, há que realçar os estágios efectuados em Portugal: na rede Sana Hotéis, no Convento dos Capuchos em Monção, e em Albufeira; no estrangeiro, as frequências foram em França, na Aquitânia, e no Reino Unido, em Birminghan.
O seu percurso estudantil na gastronomia foi na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades