May 21, 2024

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:1401 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:687 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1359 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2640 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:377 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:557 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:566 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1532 Opinião

Vila Verde integra Rede de Cidades Interculturais



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Município vinca aposta em estratégias sociais para a valorização da diversidade cultural e da integração 

O Município de Vila verde aderiu à Rede de Cidades Interculturais vincando a aposta em estratégias sociais para a valorização da diversidade cultural e da integração dos migrantes e das minorias na comunidade local. 

“É uma mais-valia termos a oportunidade de assumir a diversidade como uma vantagem e uma prioridade para favorecer a coesão, a igualdade e o desenvolvimento mais forte e sustentado do nosso território”, apontou a presidente da Câmara, Júlia Rodrigues Fernandes, fundamentando a adesão do Município. 

A autarca frisa que o concelho de Vila Verde dispõe de um conjunto vasto de projetos e programas interculturais em execução, o que constituirá uma mais-valia na partilha e intercâmbio com outros municípios e cidades relativamente a práticas e políticas integradoras. 

O programa Cidades Interculturais é um projeto de capacitação e desenvolvimento de políticas do Conselho da Europa – que integra 47 países – para apoiar as autoridades locais na conceção, implementação e aprofundamento de políticas e estratégias de integração inclusiva com base no modelo de política de integração intercultural. 

A Rede Portuguesa de Cidades Interculturais (RPCI) foi criada em 2012, para reunir municípios portugueses onde os corpos executivo e técnico estão empenhados em promover ativamente a diversidade local, políticas de acolhimento e interação intercultural para garantir que todos os residentes se sintam incluídos na sociedade. 

O objetivo é apoiar as entidades locais ou municipais no desenvolvimento de estratégias interculturais abrangentes e na monitorização de políticas de diversidade e inclusão, enquanto fatores positivos de desenvolvimento. 

Assumindo-se como território de referência pela aliança entre a sua identidade histórica e a modernidade, o concelho de Vila Verde apresenta-se como espaço privilegiado de interculturalidade. A população integra, de forma plena e natural, residentes oriundos dos mais diversos países dos diferentes continentes. 

Ao longo dos tempos, as diferentes gerações de Vila Verde souberam cultivar a abertura e inter-relação com povos e comunidades de diferentes regiões e países. Dos Lenços de Amor bordados para o enamorado que partia para o Brasil e, mais tarde, para o Ultramar, ao ambiente das festas populares e das tradições locais também animadas pelo regresso dos emigrantes espalhados pelos quatro cantos do Mundo, a dinâmica sociocultural e económica do concelho resulta em grande medida da aposta estratégica do Município na valorização inovadora do património cultural e da identidade do concelho.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 286 guests and no members online