January 10, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2142 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1385 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1393 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2236 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1480 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3492 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1194 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1174 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:812 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1031 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1056 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1157 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2155 Opinião

Conselho da UE aprova conclusões sobre equidade e inclusão na educação



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – O Conselho da União Europeia (UE), atualmente presidido por Portugal, aprovou hoje conclusões relativas à equidade e à inclusão na educação, com o objetivo de “promover o sucesso educativo de todos os estudantes”, anunciou o ministro da Educação.

“Sabemos que o contexto socioeconómico dos nossos cidadãos continua a ser um fator preponderante, relevante, nos resultados escolares, dificultando muitas vezes a aquisição de competências e limitando também a mobilidade social. Com esta consciência, o Conselho aprovou as conclusões sobre a equidade, sobre a inclusão na educação, a fim de podermos promover o sucesso educativo para todos os nossos estudantes”, apontou Tiago Brandão Rodrigues.

O ministro da Educação falava numa conferência de imprensa após a primeira sessão do Conselho de Educação, Juventude, Cultura e Desporto, que decorre presencialmente em Bruxelas hoje e na terça-feira e que, da parte da manhã, reuniu os ministros da Educação e do Ensino Superior da UE.

Sublinhando que a “equidade e a inclusão” são “princípios básicos que os sistemas educativos tendem e tentam alcançar”, Brandão Rodrigues reconheceu que esses dois aspetos “continuam a ser um enorme desafio” para os sistemas educativos europeus, dadas as “diferenças significativas” tanto entre como dentro dos Estados-membros.

“Os nossos sistemas de educação e de formação, que têm de ser necessariamente inclusivos, têm um papel fundamental a desempenhar para aumentar o aproveitamento escolar, para aumentar os níveis de competências dos nossos cidadãos”, frisou.

Nesse sentido, o ministro da Educação referiu que é “necessário” e “fundamental” ver o “espetro da educação numa abordagem que possa envolver toda a comunidade escolar para melhorar a igualdade de oportunidades, a inclusão e poder promover o sucesso educativo em todos os níveis de educação e em todas as vias existentes”.

“Precisamos de fazer mais para identificar as medidas de políticas públicas que possam melhorar este sucesso educativo de todos os nossos alunos”, apontou.

A seu lado, a comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, qualificou a questão da equidade e da inclusão na educação como um “ponto central” nas discussões que os ministros tiveram hoje de manhã, referindo que, desde que tomou posse, “sempre” defendeu o “princípio do 'sucesso para todos'”.

“É algo que ecoa os nossos valores europeus de solidariedade. A crise que atravessamos atualmente, com a pandemia de covid-19, apenas realçou desigualdades já existentes, para não dizer que aumentou mesmo algumas. Alcançar os objetivos de acesso, inclusão e de sucesso para todos, na educação e na formação, é um projeto de longo prazo (…) [e] requer uma determinação política forte e o envolvimento de todos os atores”, referiu Gabriel.

No Conselho de Educação, Juventude, Cultura e Desporto, os ministros adotaram ainda conclusões relativas à iniciativa Universidades Europeias, que visa criar alianças entre estabelecimentos de ensino superior para fazer com que estudantes, investigadores e pessoal do ensino superior possam “deslocar-se livremente entre instituições parceiras para treinar, ensinar e investigar”.

Também presente na conferência de imprensa, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, abordou as conclusões relativas a esta iniciativa para sublinhar que a “Europa e o mundo estão a viver tempos sem precedentes” e que as universidades têm um papel importante a desempenhar.

“O papel da educação e da formação e, em particular, do ensino superior, é o de transformar as nossas sociedades. E irão transformar cada vez mais as nossas sociedades, nomeadamente em articulação estreita com a investigação e a inovação, e é essa triangulação que se tornou na questão central para o desenvolvimento de alianças entre universidades de ensino superior”, realçou.

O Conselho de Educação, Juventude, Cultura e Desporto abordará, na parte da tarde, a questão da Juventude.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tony Da Silva
Author: Tony Da SilvaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 182 guests and no members online