
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
No âmbito de colaboração com seus parceiros, o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima participou no fim de semana, numa prova de vinhão produzido pelos jovens empresários da Vil´ Antiga, freguesia da Correlhã, ás portas da sede do concelho.
Assim, o grupo de pesquisa e promoção de sabores tradicionais de Portugal, afincadamente de Ponte de Lima, debruçou-se sobre o produto vínico, em fase de testes para posterior engarrafamento e rotulagem. O dirigente da empresa, José Lima, licenciado em agronomia pela Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, membro duma família tradicionalmente ligada à gestão de produções agrícolas no território correlhanense, salientou o êxito que a empresa atingiu, principalmente desde que obteve o segundo lugar com o seu branco, casta Loureiro, na Feira do Vinho Verde e Produtos Regionais, em Ponte de Lima. A marca Vil´ Antiga, além de presente no sector da restauração limiana, também penetrou nas regiões de Lisboa e Algarve, e na Madeira.
A nível internacional, os jovens viticultores Pereiras Lima, desejam voltar em 2023 a degustações na capital europeia, designadamente em eventos oficiais nas instâncias sediadas em Bruxelas, em colaboração com o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima.
Mas, voltando ao vinhão a comercializar dentro de semanas, o painel de provadores atribuiu nota positiva! Entre os elementos de exame mais evidenciados, enumeremos: sabor, côr, relação entre acidez e graduação alcoólica, motivando até expressões populares como; é um “vinho que pinta” ou, “vinho elegante”, sublinharam alguns dos apreciadores.
Mas, a reunião no Ti – Álvaro, incluiu também a apreciação por parte de dois faltosos na tertúlia anterior, novamente, da melhor cerveja do mundo em 2014, premiada no World Beer Awards, em Nova Iorque, numa análise de 700 marcas provenientes de trinta países participantes! Reescrevemos o nome desse troféu de monges cervejeiros – Tongerlaw – um resto do lote trazido de Bruxelas pelo Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, duas semanas antes.