
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
(Lusa) - A pianista Marta Menezes apresenta um recital de homenagem a José Vianna da Motta (1868-1948), no próximo sábado, às 19:00, no Museu do Oriente, em Lisboa.
O recital assinala os 150 anos do nascimento e os 70 anos da morte do compositor, que foi “uma das figuras que mais influenciou o pianismo em Portugal”, segundo nota de imprensa do Museu do Oriente.
“Discípulo de Franz Liszt, Vianna da Motta apresentou-se em salas de concerto de todo o mundo; além de pianista, foi professor, compositor, crítico musical e autor de diversos artigos sobre técnica e interpretação pianística”, assinala a mesma fonte.
Neste recital, Marta Menezes interpreta “obras de alguns dos compositores aos quais Vianna da Motta ficou associado como sendo um excelente intérprete - Beethoven, Chopin e Liszt -, bem como obras do próprio compositor”.
Marta Menezes, em 2013, foi a primeira classificada no Concurso Beethoven no Royal College of Music, em Londres, e no Concurso Internacional de Piano de Nice-Côte D'Azur Simone Delbert-Février, em França.
A pianista apresenta-se regularmente em recital, a solo e em música de câmara, tendo atuado em diversos países da Europa, em Cabo Verde e nos Estados Unidos.