
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Entre 14 de dezembro e 16 de janeiro decorrem, na Bélgica, as Jornadas da Língua e Cultura Portuguesas, com o apoio da Embaixada de Portugal em Bruxelas e do Camões I.P., em colaboração com livraria e editora Orfeu e o Luso.eu Jornal das Comunidades. O objetivo destes eventos, online, são a promoção da língua e da cultura portuguesas.
Serão disponibilizados através da página facebook do Centro de Língua Portuguesa em Bruxelas e do Luso.eu Jornal das Comunidades, diversas atividades realizadas nas escolas da rede de ensino do português na Bélgica.
Estejam atentos. Partilhamos convosco o cartaz geral e o cartaz da conferência de homenagem à Língua Portuguesa, a realizar no dia 16 de dezembro pelas 18H30.
Juntem-se a nós!
Sinopse “ Assim nasceu uma língua”: Fernando Venâncio conta-nos a história da língua portuguesa com paixão, elegância e um fino humor.
Com rigor e precisão de paleontólogo, Fernando Venâncio começa no primeiro gemido da nossa língua, que remonta há séculos, tão distantes que Portugal ainda nem existia, passando pelos primeiros escritos, até à fala contemporânea que ainda hoje conserva registos, em estado fóssil, dessa movimentação primordial.
Máquina do tempo que nos permite recuar à época em que o idioma se formou, Assim Nasceu Uma Língua faz-nos peregrinos numa caminhada que toca a língua galega ou o português brasileiro, evidenciando as profundas derivas que deram forma ao nosso idioma, a que Fernando Venâncio chama «um idioma em circuito aberto».