Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
São Gonçalves é uma autora portuguesa residente no Luxemburgo há exatamente 30 anos. Poetisa, com seis obras editadas, quatro a solo e duas em parceria com a pintora portuguesa Edite Melo, divide o seu tempo livre entre a leitura e a escrita e a divulgação de escritores lusófonos.
É coordenadora de antologias para a Editora Oxalá, uma editora sediada na Alemanha vocacionada para a divulgação dos autores de língua portuguesa espalhados pelo mundo. Colabora com a librairie Pessoa na divulgação da literatura portuguesa e também com o jornal Bomdia.lu.
Considerada uma das vozes mais expressivas da literatura portuguesa na diáspora, São Gonçalves acaba de lançar mais uma obra em prosa poética, um género literário que, segundo a autora, serve para expressar a complexidade do mundo exterior interior do sujeito poético e ao mesmo tempo criar beleza das vivencias do quotidiano. . “A luz em nenhum lugar se extingue” é, o título do seu mais recente livro com a chancela da Oxalá Editora.
Em visita a Bruxelas e convidada do Luso.eu jornal das comunidades para uma entrevista ao podcast “Nós por Cá”. São Gonçalves falou do seu percurso migratório e deste livro em particular. O título e o livro evocam a jornada que todos têm de atravessar, com todos as perdas e vazios, nos momentos menos luminosos, mas que na realidade há sempre algo, alguma luz que não deixa que as pessoas se percam na escuridão dos dias mais sombrios e sem esperança. “Há sempre uma força algures que nos ilumina e não nos deixa desistir “. Afirmou São Gonçalves.
O livro será apresentado no Luxemburgo e brevemente também em Bruxelas.