Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Os membros do Grupo de Folclore Casa de Portugal sediado no Principado de Andorra, em colaboração com o Ministério de Cultura e Desporto do Principado, apresentam na próxima terça-feira, dia 7 de fevereiro pelas 19.30 h, no hall da sede do Ministério (antigo hotel Rosaleda), a exposição fotográfica “INTEGRADOS”, uma recolha de catorze instantâneas realizadas nos espaços emblemáticos das sete paróquias pela fotógrafa e membro do Grupo, Mireia Medeiros Carvalho.
As imagens incluem o vestido tradicional português, mais concretamente do Alto Minho, integrado no patrimônio arquitetônico do Principado de Andorra, adequando o traje a cada uma das cenas recreadas nos espaços que o patrimônio andorrano proporciona. Foram retratados dois espaços por paróquia, destacando os conhecidos e não tão conhecidos pela sociedade andorrana e pelos milhões de turistas que desfrutam dos vales de Andorra.
Este trabalho fotográfico faz-se acompanhar de um documentário com produção e arranjos musicais a cargo de Marc Medeiros Carvalho, membro do Grupo, que compila fragmentos de vídeos realizados durante as sessões fotográficas e de testemunhos da Ministra de Cultura e Desporto, Sílvia Riva González, outras personalidades das sete paróquias e a Presidente do Grupo, Vania Novais, que quiseram dar o seu ponto de vista sobre este trabalho cultural integrador.
A trajetória do Grupo de Folclore Casa de Portugal como entidade integrada e integradora no Principado de Andorra leva os membros do grupo a difundir o patrimônio andorrano a mesmo tempo que partilha as suas tradições, sem perder as suas raízes, a identidade e mantendo e promovendo a cultura popular dos seus antepassados, além de reforçar a presença da portugalidade no país.
Nos próximos meses será programada a forma itinerante da exposição que irá percorrer durante o ano as sete paróquias do Principado e alguma cidade em território português.