
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Redação, 01 jan (Lusa) - O treinador José Mota está de regresso a Portugal, após uma passagem pelo Sfaxien, da Tunísia, mas manteve-se atento à I Liga portuguesa de futebol e acredita que o Sporting parte mais forte para o dérbi com o Benfica.
Na qualidade de espetador atento, independente e externo às contas do campeonato, o técnico português, de 53 anos, reconhece que "todos os dérbis são muito importantes" e que o jogo de quarta-feira poderá ser marcante "em termos psicológicos, nomeadamente para o Benfica, face à atual desvantagem pontual para os rivais.
"É preciso perceber que, nestas circunstâncias, se o Benfica perder fica a seis pontos do Sporting e, possivelmente, do FC Porto também. E seis pontos começa a ser uma grande diferença pontual. Penso que neste momento o Sporting é uma equipa que está mais confortável, porque tem tido melhores resultados", referiu.
Ao apontar a "pouca estabilidade do Benfica", José Mota concedeu, por isso, que o dérbi desta 16.ª jornada da I Liga tem um peso ligeiramente superior para os tetracampeões nacionais.
"Este jogo é importantíssimo para o Benfica conseguir estabilidade para o grupo de trabalho e para os adeptos. Embora haja ainda depois toda uma segunda volta, recuperar para dois adversários é já algo substancial. As luzes estão viradas para o campeonato e tudo irão fazer para ter uma vitória com o Sporting. É a única prova em que pode conseguir algo", sublinhou.
No entanto, o antigo técnico de clubes como o Desportivo das Aves, Feirense, Gil Vicente, Vitória de Setúbal, Belenenses, Leixões e Paços de Ferreira reconheceu prontamente que o duelo entre os dois rivais da capital não vai decidir as contas do campeonato.
"Não há decisões ou questão de ser decisivo. Se o Benfica perder, aumenta a dificuldade de lutar pelo título", explicou, acrescentando: "Julgo que vai ser extremamente difícil para ambas, mas o estado emocional acaba por ser determinante e uma equipa mais estável como o Sporting poderá levar vantagem neste desafio".
Paralelamente, o experiente técnico recusa a ideia de que Jorge Jesus possa querer jogar para dois resultados - vitória ou empate -, face à vantagem pontual e ao facto de ainda receber os ‘encarnados' em Alvalade no final da segunda volta da competição.
"Conhecem o Jorge Jesus tão bem quanto eu e sabem bem que ele entra em todos os jogos com intenção de os vencer. Já defrontou muitas vezes o Benfica e jogou sempre com a sua filosofia, que não altera em função do adversário A, B ou C. Vai ser um Sporting dominador, que gosta de ter a bola e que pressiona muito forte o adversário", sentenciou.
O dérbi entre Benfica, terceiro classificado, com 36 pontos, e Sporting, segundo com os mesmos 39 do líder FC Porto, está marcado para quarta-feira, às 21:30, no Estádio da Luz, em Lisboa.