Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O FC Porto procura reforçar a liderança da I Liga de futebol na receção ao ‘aflito’ Famalicão, numa 19.ª jornada que tem como ‘cabeça de cartaz’ o duelo entre o campeão Sporting e Sporting de Braga, em Alvalade.
A ronda, a segunda da segunda volta, arranca na sexta-feira com o Benfica, no terceiro lugar a nove pontos dos ‘dragões’, obrigado a vencer em Arouca perante o atual penúltimo classificado do campeonato.
No domingo, o FC Porto fecha a jornada já com conhecimento do resultado de Sporting e Benfica e vai tentar, no mínimo, manter distâncias para os seus dois históricos rivais, num encontro em que é claro favorito a vencer.
Desde o empate (1-1) com os ‘leões’ em Alvalade na quinta jornada, a equipa de Sérgio Conceição só sabe triunfar em partidas da I Liga e vai tentar somar a 14.ª seguida, perante um Famalicão que necessita com urgência de pontos para afastar o ‘fantasma’ da despromoção.
No FC Porto, Pepe (castigado), Zaidu (ao serviço da Nigéria na Taça das Nações Africanas) e João Mário (lesão) são baixas certas, enquanto Otávio deverá regressar depois de ter cumprido suspensão por acumulação de cartões amarelos.
O Famalicão vai chegar ao Dragão no 15.º posto, apenas dois pontos acima dos lugares de descida, mas já não perde para a I Liga desde dezembro do ano passado, somando uma vitória e três empates, um deles no terreno do Sporting de Braga (2-2).
Já esta temporada, a equipa agora liderada por Rui Pedro Silva esteve perto de tirar pontos ao FC Porto, no jogo da primeira volta, no desaire por 2-1. Nesse encontro, a equipa da casa festejou o empate nos descontos, mas o golo acabou invalidado pelo videoárbitro.
No sábado, Sporting e Sporting de Braga protagonizam o jogo ‘grande’ da ronda, em novo embate entre os dois clubes que terminaram a última temporada com títulos. Os ‘leões’ conquistaram o campeonato e Taça da Liga, enquanto os minhotos ficaram com a Taça de Portugal.
Já esta época, a equipa de Rúben Amorim venceu por duas vezes a formação de Carlos Carvalhal, primeiro na Supertaça (2-1) e depois na parte inicial da I Liga (2-1 no Minho).
A três pontos do FC Porto, o Sporting vem de um motivador triunfo em Vizela (2-0) e está obrigado a somar nova vitória para continuar na luta pela revalidação do título nacional, algo que não acontece desde os anos 50 do século passado.
Depois de dois meses de paragem, devido a lesão, Jovane Cabral poderá regressar às opções de Amorim, enquanto Pedro Porro continua ausente com problemas físicos.
Do lado do Sporting de Braga, que não vence há dois jogos, a equipa de Carlos Carvalhal viaja para Lisboa depois de um surpreendente desaire caseiro com o Marítimo (1-0), que deixou ainda mais longe a esperança de poder chegar ao terceiro lugar e a uma pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
A ronda arranca na sexta-feira com o Benfica a tentar esquecer o empate caseiro com o Moreirense (1-1) e manter alguma expetativa na luta pelo título. Para isso, a equipa de Nélson Veríssimo tem obrigatoriamente que bater o Arouca e depois, no ‘sofá’, torcer por uma ‘escorregadela’ de FC Porto e Sporting.
O brasileiro Everton, que esteve infetado com o coronavírus e falhou a partida com os cónegos, deverá regressar naquele que será o primeiro jogo dos ‘encarnados’ em Arouca desde 2016.
Na primeira volta, com Jorge Jesus no comando, o Benfica venceu na Luz por 2-0.
Nesta jornada, no domingo, destaque ainda para os dois embates entre equipas que estão na luta pelo acesso às competições europeias da próxima temporada. O Vitória de Guimarães, oitavo classificado, recebe o Estoril-Praia, sexto, e o Gil Vicente, quinto, defronta em Barcelos o Portimonense, sétimo.
No mesmo dia, o Marítimo, nono, poderá tirar partido desses dois encontros para se intrometer na luta 'europeia', tendo para isso de somar o quarto triunfo consecutivo na competição, na receção ao lanterna-vermelha, Belenenses SAD.