Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Luanda, 16 Julho de 2022 – A MCA está presente na 37ª edição da FILDA, a maior Feira de Negócios de Angola, que decorre de 16 a 20 de Julho em Luanda, e que conta com a participação de cerca de 600 empresas provenientes de países como Portugal, Itália, Namíbia, Polónia, Reino Unido, Espanha, China e Coreia do Sul, entre outros. A MCA aproveita o palco desta Feira Internacional para apresentar os projectos mais significativos em Angola, que vão desde a energia à construção e passando pelo agro-negócio e responsabilidade social, bem como a formação profissional dos quadros nacionais.
Depois da cerimónia de abertura, o stand da MCA contou com a visita do Ministro de Estado e da Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, do Ministro da Economia, Mário Caetano João, e do Ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes.
A empresa tem no seu portfólio obras emblemáticas em Angola, destacando-se na mais recente liderança de um consórcio internacional que está a colocar o país no pelotão da frente da produção de energia renovável. Em causa está a construção de sete parques solares fotovoltaicos em cinco províncias com uma potência de 370 MWp, que irão gerar electricidade de origem verde para perto de 2,5 milhões de angolanos, em especial em regiões remotas. O projecto evita emissões poluentes e reduz o recurso a divisas para a importação de gasóleo para produção de energia.
No agro-negócio, a MCA tem apostado no desenvolvimento da Fazenda Mussinga, no Cuanza Sul, produzindo café, hortícolas, frutícolas e leguminosas, entre outros, criando emprego e oportunidades de negócios para as populações locais. A empresa tem ainda vindo a implementar projectos área da formação profissional de quadros e jovens angolanos, e apoiado as comunidades em áreas como ensino, saúde, entre outras.
A Fazenda Mussinga, uma marca da MCA, marcou presença na principal feira nacional de café, subordinada ao tema Café de Angola Conectando as Culturas do Mundo. No âmbito de um conceito Agro Social da MCA, na MUSSINGA desenvolvem-se actividades agrícolas e junto da comunidade local promove-se o conceito de fair trade (comércio justo). O projecto, para além do café, que é a sua cultura foco, tem uma vasta área frutícola e hortícola, promovendo os valores da sustentabilidade interna e junto da comunidade local.
No âmbito do programa de Responsabilidade Social da MCA, o grupo tem vindo a realizar diversas iniciativas ao longo deste ano. Orientou diversas companhas com foco na formação e capacitação, assim como doações em diversas partes do país. O Programa de Responsabilidade Social do grupo alia também a reciclagem de paletes à componente social de apoio a diferentes instituições angolanas.