Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
José Cesário volta a ser candidato a Deputado à Assembleia da República no círculo de Fora da Europa pela Aliança Democrática. José Cesário reconhece que esta é uma missão desafiadora, diante do crescente cepticismo dos cidadãos em relação à política e dos problemas enfrentados pelos portugueses que vivem no estrangeiro. Além disso, realça com preocupação como os portugueses continuam a sentir dificuldades no acesso aos consulados e à generalidade da administração pública, mesmo no seio das nossas Comunidades históricas,
Durante o seu anterior mandato, José Cesário esteve directamente envolvido em medidas que tiveram um impacto extraordinariamente positivo na vida dos portugueses no estrangeiro. Relembra, com ânimo, os avanços significativos como o alargamento do direito de voto, acesso dos netos de portugueses à nacionalidade, a recuperação da nacionalidade por parte de quem a perdeu até 1981, a permanência consular junto das comunidades mais isoladas, diversos programas de apoio e formação de agentes associativos e culturais, entre outras acções.
Pretende retomar o trabalho já feito e contribuir para a aproximação dos representantes políticos com a comunidade, que tem sido “abandonada pelos actuais membros de Governo e deputados”, remata.
Por isso, decidiu voltar a candidatar-se, numa lista em colaboração com nomes ligados às Comunidades, como o Presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas e técnicos nas áreas da migração e serviço consular. Juntos, comprometem-se a garantir uma representação digna das comunidades na Assembleia Nacional, mantendo simultaneamente uma proximidade com as instituições comunitárias para melhor representar os interesses dos portugueses e dos seus descendentes, sempre próximos das pessoas.
O portugueses recenseados no estrangeiro podem votar até 10 de março, utilizando o método postal, completando e devolvendo adequadamente o envelope recebido por correio.