
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
- É preciso uma outra Europa, ou melhor uma outra União Europeia, pois a atual está em crise.
No entanto dos principais 5 partidos portugueses há dois que se distinguem dos outros. São estes a CDU e o BE e que têm feito uma campanha feroz, tal como tem sido hábito nos últimos anos. Ambos lutam pela integração europeia, contudo ambos pretendem uma UE bastante diferente daquilo que é hoje em dia.
Em termos europeus ambos os partidos fazem parte do grupo parlamentar europeu "Esquerda Unitária Europeia". Sendo membros da EUE, são obrigados a respeitar e a defender o seu programa.
Quais são os objectivos da EUE e por inerência do BE e CDU ?
1- Integração Europeia, através da contrução duma nova União Europeia.
2- Romper com as políticas monetárias neoliberais, nomeadamente o Tratado de Maastricht.
3- Desmantelar a União da Europa Ocidental e a Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Estes objectivos fazem parte da declaração constituinte datada de 1994, ou seja há mais de 25 anos.
P: Se um cidadão europeu, que tiver os meus ideais, e estiver a reflectir sobre em quem votar, que fará ?
R: Avaliar o trabalho feito nos últimos 25 anos:
1- A União Europeia cada vez se distancia mais dos ideais da EUE.
a. De que serve a integração europeia se depois questões como por exemplo o salário mínimo foram feitas “contra a pressão das instituições europeias sobre o Governo” como disse o BE?
2- Ninguêm prevê o fim do Tratado de Maastricht, nem o fim das políticas monetárias neoliberais.
a. Se os tratados são decididos por unanimidade como será possível alterar ou romper o que quer que seja ?
3- Nem o desmantelamento da OTAN é hoje discutido, nem o reforço da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa.
a. Sabendo que ainda recentemente, em Junho 2018, foi adoptada a resolução 2017/2276(INI) de modo a ter uma cooperação mais estreita e uma parceria mais aprofundada entre a OTAN e UE qual a estratégia para alcançar a dissolução da OTAN ?
Se os resultados dos últimos 25 anos são evidentes, porque deverá um cidadão europeu votar num partido que faça parte da Esquerda Unitária Europeia ?
Se o passado tem sido de insucesso como pensam (CDU e BE) atingir os objectivos descritos em cima e convencer as pessoas a votarem neles para um novo mandato europeu ?
Este é o desafio que têm pela frente para as eleições europeias, ou seja convencer as pessoas que podem realmente fazer a diferença numa União Europeia onde o Parlamento é o orgão com menos poder e onde a Comissão Europeia tem o poder legislativo e executivo.