
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A eurodeputada Liliana Rodrigues estará em Lisboa, entre os dias 10 e 11 de Outubro, para participar na edição de 2018 da Conferência das Mulheres da União para o Mediterrâneo, este ano subordinada ao tema “As mulheres constroem sociedades inclusivas”.
A parlamentar socialista, que é vice-presidente para a Cultura da Delegação do Parlamento Europeu dos Países do Mediterrâneo, participará de um painel, na parte da tarde do primeiro dia, que terá como objectivo debater o papel do sector privado e dos media como forma de quebrar os estereótipos e as barreiras sociais.
“A igualdade de género nos meios de comunicação social é um tema crucial e que deve ser tratado com a máxima prioridade”, referiu a eurodeputada, acrescentando que “os meios e os dispositivos de comunicação exercem uma influência determinante na forma como a opinião pública constrói as suas percepções político-sociais.
Eles são um elemento fundamental da democracia e têm uma responsabilidade particular na promoção do respeito pela dignidade humana e no combate a todas as formas de discriminação e desigualdade entre os géneros”.
No âmbito do trabalho da eurodeputada na Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros do Parlamento Europeu, Liliana Rodrigues foi a responsável do grupo socialista por acompanhar o relatório sobre “A igualdade de género no sector dos media”, votado favoravelmente na passada sessão plenária de Abril.
Dados presentes no relatório mostram que, na UE-28, a participação das mulheres no processo de tomada de decisão nos meios de comunicação social foi de apenas 32% em 2015 e que a participação das mulheres como presidentes do conselho de administração foi de apenas 22%.
A nível global, metade das mulheres que trabalham nos meios de comunicação social foi vítima de assédio sexual, sendo que um quarto sofreu actos de violência física e três quartos sofreram intimidação, ameaças ou abusos.