Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Para muitas pessoas, Setembro é o mês dos regressos, pois marca o fim das férias de verão e o início de um novo ano escolar ou profissional. É um mês cheio de novidades e desafios, mas também de saudades e nostalgia dos momentos de descanso e diversão que ficaram para trás. Já nem vale a pena recordar as fotos ou vídeos das férias, pois apesar de recordar ser viver, há muito por fazer neste mês que agora se inicia.
Para os estudantes, Setembro é o momento de arrumar a mochila, escolher o material escolar e reencontrar os amigos e professores. É o início de um ano letivo cheio de aprendizagens e conquistas, novas amizades, mas também de provas e trabalhos.
Ontem mesmo, fomos às compras de material escolar com a filha mais nova. Mais lápis, esferográficas, cadernos de apontamentos lisos, pautados e quadriculados.
A mochila do ano anterior já não vai servir para este ano, porque as meninas de 15 anos andam com sacos a tiracolo, uma espécie de código escolar.
Já para os profissionais, Setembro é um mês importante para retomar as atividades do trabalho após as férias de verão. É o momento de se prepararem para os desafios que estão por vir, seja na busca por novas oportunidades de trabalho ou no aprimoramento das competências profissionais.
Para todos, Setembro é também um mês de renovação e de novas possibilidades. É a oportunidade de recomeçar e de traçar novas metas e objetivos para o ano que se inicia dali a 3 meses. É um mês para voltar à rotina, mas com um olhar renovado e focado no futuro.
Lá em casa, os telemóveis e computadores portáteis deverão ficar fora dos quartos para não haver noitadas a ver filmes ou a namorar, nem para perturbar o sono com um simples toque de chegada de mensagem.
Será que nos sentimos mais seguros com o telemóvel ma mesa-de-cabeceira? Ah, porque é o telemóvel que me desperta. Porque posso receber uma chamada urgente a meio da noite. Porque acordo de noite para ver as horas.
Ainda não é o telemóvel que comanda a minha vida.
Que eu possa chegar à noite, relaxar e ler uma página de um livro até adormecer.
Que eu possa regressar naturalmente ao ritmo depois das férias terem terminado.
Meu querido mês de Setembro que sejas o mês da mudança nas rotinas pessoais e familiares.