Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A eurodeputada Isabel Carvalhais, independente eleita na lista do PS, residente em Braga, foi nomeada relatora na Comissão de Agricultura, do Parecer para o Fundo de Transição Justa. Trata-se de um subsidio a atribuir aos 27 estados membros com o valor de 40 mil milhões de euros, dos quais 79,2 milhões destinam-se a Portugal.
O novo instrumento de revitalização económica de territórios, destinado a acelerar a transição para a neutralidade climática, é gerido pela comissária portuguesa Elisa Ferreira. Entre os objectivos do grande envelope europeu, contam-se o fecho das centrais termoeléctricas de Sines e Pego, além de diminuir as emissões dos polos petroquímicos de Matosinhos e Sines, o apoio técnico e monetário para instalação e regeneração de pequenas e médias empresas, formação de funcionários ou sua transferência, e introdução de fontes de energias mais limpas ou saudáveis.
O Fundo de Transição Justa ora implementado por Bruxelas, pretende ainda uma “ neutralidade climática em 2050 e do Acordo de Paris, e ainda fixar metas intermédias para a descarbonização até 2030, recorde-se.
A eurodeputada Isabel Carvalhais defendeu no estudo que elaborou, a importância de ter em conta os agricultores portugueses, pois são os mais atingidos pelas alterações climáticas; daí, a necessidade de reforçar as candidaturas pelo Fundo de Transição Justa, salientou.
Isabel Estrada Carvalhais, tem sido uma voz activa no Parlamento Europeu sobre a crise motivada pelo Covid – 19 em Portugal, designadamente na restauração e hotelaria, cruzando a agricultura. Neste último sector, a eurodeputada bracarense, questionou há dias a Ministra alemã da pasta, Julia Kockner, (país que actualmente preside ao Conselho Europeu), sobre projectos para preservação das áreas rurais.
Com 47 anos de idade, natural do Negage, Uíge, Angola, a eurodeputada socialista nortenha personalizou-se com o slogan – Europa com o Minho no Coração – em cuja capital é docente universitária, depois de concluir o Doutoramento em Sociologia Política na Universidade de Warwick, Reino Unido e Mestrado em Coimbra. Isabel Carvalhais integra as comissões parlamentares de Agricultura e Desenvolvimento Rural e das Pescas, além de Delegada do parlamento nas relações com os Estados Unidos da América.