Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A captação de estudantes emigrantes, seus familiares e lusodescendentes para as instituições de Ensino Superior portuguesas constitui um dos eixos do programa “Estudar e Investigar em Portugal”, uma iniciativa do Governo para a internacionalização do Ensino Superior em Portugal que conta com o envolvimento da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), do CICL, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, da Agência Nacional Erasmus+ e das instituições portuguesas de Ensino Superior, através do CRUP, CCISP e APESP.
Neste âmbito, o contingente especial para emigrantes, familiares que com eles residam e, atualmente, para os lusodescendentes, reserva 7% da totalidade das vagas na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior português para estes candidatos.
As candidaturas para esta fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior para o ano letivo de 2021-2022 decorrem entre 6 e 20 de agosto.
Tendo em vista a divulgação deste contingente especial e das respetivas condições de acesso, a DGES preparou um folheto com as informações gerais neste âmbito, que apresenta igualmente os contactos para esclarecimentos adicionais, bem como alguns dados sobre o ensino superior português.
O folheto pode ser obtido através das seguintes hiperligações: Link ou Link
Está igualmente em preparação um spot de publicidade institucional que, à semelhança do que aconteceu no ano passado, e atendendo ao impacto positivo que este então teve, será divulgado pelos canais de televisão e rádio da estação pública, em particular pela RTP Internacional e RDP Internacional. Assim que estiver finalizado, este spot será disponibilizado através das hiperligações suprarreferidas e será divulgado nas redes sociais do Ministério dos Negócios Estrangeiros, permitindo a fácil partilha do mesmo.
A divulgação destes materiais poderá ser complementada pela informação mais detalhada disponível na seguinte ligação:
Mais informações acerca deste contingente especial e do programa "Estudar e Investigar em Portugal" podem ser consultadas através das seguintes hiperligações: LINK