Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Em Caminha, no final de Setembro , registavam-se 43 casos positivos de COVID 19, sendo 13 activos . No final de Outubro, o concelho registou 199 casos positivos, sendo 82 activos. Só no mês de Outubro registaram-se 156 casos, ou seja, no último mês existiram o triplo dos casos acumulados até final de Setembro. Os casos activos são seis vezes mais.
Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, frisou a importância da “conduta individual e do não relaxamento, se quisermos travar o avanço da pandemia”. O autarca desta vila, ainda, sublinhou que “a maior parte dos casos de infeção (certamente mais de dois terços), surge no contexto de um forte relaxamento individual: encontros familiares associados a almoços, jantares, celebração de datas importantes (aniversários, batizados, casamentos) ou entre colegas de trabalho, principalmente no momento pós-laboral, depois de saírem do trabalho.”
O presidente da Câmara de Caminha anunciou ontem ter decidido cancelar, até Fevereiro de 2021, "todos os eventos culturais, desportivos e lúdicos que não permitam controlo efectivo sobre lotação, circuitos e distanciamento social".
Estas são medidas "adicionais" às anunciadas no sábado pelo Governo, e que o município vai também aplicar a partir de hoje. Mantêm-se medidas de proibição de uso de parques infantis, de equipamentos desportivos por atletas não federados, fontes, fontanários, etc. Entretanto, face à última posição do Governo, a Câmara vai manter a realização das feiras semanais, à quarta e à quinta-feira, respetivamente em Caminha e Vila Praia de Âncora, por estarem reunidas as condições de segurança e o cumprimento das normas da DGS, como o controlo da lotação, higienização e uso de máscara obrigatória, bem como de vigilância por parte das equipas municipais e da GNR.
Caminha integra a lista nacional de 121 concelhos abrangidos, a partir de hoje, pelo dever cívico de recolhimento domiciliário, novos horários nos estabelecimentos e teletrabalho obrigatório, salvo "oposição fundamentada" pelo trabalhador, devido à covid-19. A corrida de São Silvestre, a festa de Passagem do Ano e o desfile noturno de Carnaval foram cancelados Ficam também sem efeito várias actividades de animação natalícia, como o passeio de bicicleta do Pai Natal, concertos de Natal fora dos espaços do teatro Valadares ou cineteatro dos Bombeiros Vila Praia de Âncora, concerto de Ano Novo e o Baile de Assalto.
A comissão municipal de proteção civil de Caminha decidiu ainda "revitalizar a Rede Complementar de Apoio com mais publicidade, mais recursos, mais entregas ao domicílio e reabilitar a linha de apoio psicossocial ao munícipe".