April 21, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2376 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1595 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1573 Crónicas

Pai. Funções Benéficas…

Mar 19, 2024 Hits:1442 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2485 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1758 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3698 Opinião

Crónicas de uma Portugue…

Mar 11, 2024 Hits:1904 Crónicas

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1439 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1439 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1034 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1265 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1544 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2438 Opinião

Onde estava no dia 25 de Abril de 1974?

“É PORREIRO ESTE PAÍS” ZÉZÉ FERNANDES – APRESENTA NOVO ÁLBUM



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Zézé Fernandes, soma e segue, na sua ambiciosa carreira artística; de autor, crítico, compositor, cantor… Ele é tudo e mais alguma coisa!

Desinibido, nunca escondeu a sua ambição, criatividade, aptidão… Ele tem tudo para atingir, com habilidade, os objectivos a que se propõe; para o êxito juntaram-se, o talento e a dona perseverança, apesar das incertezas e das tramoias inerentes ao modelo artístico, que abraçou há já perto de trinta anos! Zézé Fernandes é de facto o rosto combativo, que foi conseguindo a pulso, o seu próprio sucesso.

Prova disso são os sucessivos álbuns, desde o inicial dueto de cavaquinho/viola, até ao mais recente e que já se encontra à venda, intitulado: “É Porreiro Este País”. Apresentado recentemente na Casa das Artes, Arcos de Valdevez. Com treze temas que afinam, por um real diapasão, sobre a actual situação social e política. Motes, que considera pertinentes e por isso, sujeitos à crítica, à reflexão, ao envolvimento. Está claramente subjacente, mais que uma ideia, o propósito de interpelar e acudir! De facto, este trabalho vem de encontro a uma sociedade, algo pervertida, apressada, laxista… Em modo epigramático, bem à sua maneira, por entre alguma brincadeira, surge o lado sério e até dramático, que caracteriza e define; cabe a cada um de nós fazer a sua própria interpretação, depois de ter adquirido o álbum. Deste trabalho sobressai ainda, o bom humor, como forma elegante de atrair, de cativar, de influir e formar. Distinto e aprazível meio de transmitir a mensagem, por forma a que “as minhas letras entrem no mercado” ou seja, que haja uma sustentada adesão a este álbum e à sua componente artística, com um futuro promissor em termos de prestação de espectáculos no país, mas também junto das Comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo; porque ele promete continuar a saltar, aliás como sempre o fez!

FAZER MEMÓRIA

Relação artística com a diáspora

Este novo álbum, aqui em destaque, tem a sua base, na experiência e consequente passado artístico e promoção de espectáculos, muitos deles no estrangeiro, onde nem sempre há muito dinheiro! Ressalta ainda a convicção, a estabilidade e a persuasão, na mensagem, mas também nos conteúdos e na ambição de chegar sempre mais longe. O Zézé teve, desde a primeira hora, uma especial relação com os portugueses a viver no estrangeiro, que começou bem cedo quando, em Maio de 1991 integrava a comitiva de Marco Paulo e Alexandra Cruz, numa digressão repartida, entre Londres e Bruxelas. Foram os primeiros palcos de actuação, importante marco, na etapa para uma vida dedicada à música tradicional portuguesa, dentro e fora do país. Este, como outros trabalhos, retratam essa apropinquação, que inclui o seu carisma e potencial artístico, em resposta e contrapartida à necessidade de colmatar um certo vazio e ânsia daquilo que o artista produz, em relação ao público em geral; animação popular em qualquer lugar e circunstância. Levando pedaços da alma lusitana, não para matar saudades, mas antes para desacorrentar, romper com a rotina e fazer vibrar um público sempre entusiasta, receptivo, acolhedor. Prova disso são as dezenas de deslocações já realizadas e as que virão, já com a novidade de um país fantástico/engraçado, para não dizer porreiro! Eis o verdadeiro embaixador, que promove e divulga. Junto de toda essa gente que vive e trabalha no estrangeiro, a quem tantos apelidam de queridos emigrantes”, como se isso fosse um estatuto social! Na verdade, eles são acima de tudo portugueses, compatriotas, conterrâneos, que a um dado momento da vida decidiram sair do país, quiçá por ser porreiro viver nele! Escolhas que não se discutem, opções que merecem o nosso respeito e até gratidão. Tal como noutros álbuns, o Zézé volta a dedicar-lhes e muito bem, um tema, sinal evidente de empatia e consideração. É importante manter esta relação de proximidade e de intercâmbio, como forma de promover o artista e aquilo que representa. Contar uns com os outros é fundamental, numa simbiose que enaltece ambas as partes; o entusiasmo e a expectativa, o artista e o seu público. Sempre e em qualquer lugar do mundo! 

APOIOS E AGRADECIMENTOS

Força solidária e de coadjuvação 

Para conseguir ainda maior impacto, este novo álbum tem uma série de apoios, com significativos sinais de consonância e de implicação, tão expressivo é o teor e a importância da obra. Não me compete a mim mencionar as entidades, nem os nomes sonantes da música popular, que estiveram ao lado deste projecto, com significativa presença e interesse. Mas compete, aqui e agora, louvar o exemplo de cooperação, que me apraz registar à distancia. Também nestes meandros, se aplica bem o velho ditado: “a união faz a força”. É na junção de talentos, de experiências e de vontades que se assevera, se dá maior consistência e se confirmam os melhores resultados. Fica ainda o sentimento da solidariedade, que rima com amizade. Já só falta aquela grande adesão na corrida à aquisição do CD da última novidade discográfica deste amigo de infância, que merece a nossa estima e admiração; isto, apesar do seu lado estapafúrdio, o que faz dele esse ser fragateiro e castiço!

Na Casa das Artes, em Arcos de Valdevez acrescentou-se história às inúmeras realizações levadas a cabo naquele espaço cultural, com a recente apresentação deste Álbum. Claro que foi pequeno para conter tanta gente; talvez por isso alguns não compareceram! De todos quero fazer referência a duas pessoas de incomensurável estima para o Zezé, mas também para os amigos. Que ternura, que fineza e que privilégio ter essa presença amiga dos seus progenitores, que não podendo estar no lançamento do álbum continuam a saborear os momentos mais felizes do filho mais novo, o querido Zézé. Família modelo, sempre os primeiros em tudo, sempre na linha da frente, sempre presentes; um registo fantástico, de todo feliz, que me apraz partilhar.

E para concluir, resta desejar ao talentoso amigo, algum juízo, sempre preciso e muita sorte, que como se sabe não vem sozinha. Mas ele tem feito por ela, ou não fossem os seis álbuns editados e muitas outras interpretações que só ele sabe executar/reproduzir!

Até breve amigo, num qualquer palco de produção musical, de festa e/ou arraial; por este país porreiro, ou algures no estrangeiro!

Luso.eu - Jornal das comunidades
António Fernandes
Author: António FernandesEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


luso.eu Jornal Comunidades

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 558 guests and no members online

EVENTOS ESTE MÊS

Mon Tue Wed Thu Fri Sat Sun
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31