Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A Bélgica faz apelo à Europa. A região da Valónia na Bélgica foi duramente atingida por ventos e pelas fortes chuvas, que se abateram impiedosamente, arrastando com elas tudo o que estava pela frente. E nem as casas escaparam ; muitas delas foram literalmente destruidas. O ministério do interior, pela voz da ministra Annelies Verlinden indicou a activação do mecanismo da protecção civil da União Europeia, enorme recurso, para dar resposta no apoio, face aos grandes prejuízos provocados pela intempérie a este do país.
A violência das enchurradas foi tal que impediu um qualquer socorro imediato. Praças, ruas e casas inundadas. Carros em movimento descontrolado levados pela fúria das águas! Um verdadeiro caos, incontrolável. O sistema de previsão da meteorologia prevê a continuação de mau tempo, o que não ajudará no processo de resgate e reposição da normalidade.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen exprimiu-se na sua conta twiter manifestando a sua solidariedade para com as familias das vítimas das inundações, que fizeram grandes estragos na Bélgica, Alemanha, Luxemburgo e Holanda. E asseverou uma ajuda imediata da UE. Os países atingidos podem fazer o seu pedido ao mecanismo instalado da protecção civil.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades